Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP/RN) foi lançado na manhã desta quinta-feira (27), na Escola de Saúde Pública do RN, em Natal/RN. O PDTIC é um instrumento que auxilia no diagnóstico, no planejamento e na gestão dos recursos nas áreas de Tecnologia da Informação e de Comunicação, com enfoque direcionado à inovação e produção de ferramentas tecnológicas para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos de saúde.

 

Por meio de uma parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) foi possível produzir esse planejamento inédito para a saúde pública do Rio Grande do Norte, que norteará o setor no período de 2021 a 2031. “O LAIS entrou com a expertise, com o conhecimento, auxiliando no desenvolvimento desse plano, na elaboração de artefatos que ajudam no desenvolvimento desse plano e agora vai ajudar na governança da informação”, destacou Walter Lopes, pesquisador do LAIS/UFRN.

Segundo Chander Pinheiro, diretor de Tecnologia da Informação da SESAP/RN, o PDTIC “serve para avaliar o momento atual que o setor de informática da Secretaria se encontra e trabalha na perspectiva futura, diagnosticando onde precisa de mais investimento de recursos e de pessoal, promovendo mais transparência do que é investido e melhoria aos serviços prestados ao cidadão”.

O diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, relembrou o trabalho realizado durante a pandemia da covid-19, em parceria com a SESAP/RN, que chamou atenção para a necessidade de se investir em ecossistemas tecnológicos e como esse plano dará mais transparência aos serviços: “percebemos como foi benéfico devido à resposta mais ágil para a sociedade com programas importantes como o Regula RN e o RN Mais Vacina”, reforçou.

Já o secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, considera esse documento um marco, pois segundo ele, “identifica recursos necessários, ações prioritárias para que a gente tenha uma prestação de serviço mais oportuna e que dê suporte a tomada de decisão”.