O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) recebeu a visita do embaixador de Israel no Brasil, Shmulik Bass, na manhã desta terça-feira (4). Na agenda, a apresentação de projetos desenvolvidos pelos pesquisadores do LAIS e possíveis parcerias com instituições por meio de acordos de cooperação.

Além do diplomata, participaram da comitiva Ari Fisher, assessor da Embaixada para Assuntos de Agricultura e Água, e Samuel Gabbay, diretor do Centro Israelita do Rio Grande do Norte. O grupo foi recebido pelo diretor Executivo do LAIS, Ricardo Valentim, e pelo superintendente do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Stenio Gomes da Silveira.

O embaixador conheceu as tecnologias desenvolvidas no âmbito do projeto revELA, com ênfase em órteses, no sistema Autonomus, e em soluções para pacientes com esclerose lateral amiotrófica. Foram apresentadas ainda ações do projeto Sífilis Não, e também informações sobre cooperações e missões internacionais desenvolvidas pelo laboratório, como a realizada justamente em Israel, no ano de 2019.

O embaixador elogiou o trabalho do laboratório e destacou que a importância de cooperações entre Israel e o Brasil. “Obrigado por me receberem aqui no LAIS. Fiquei muito impressionado com o trabalho e as pesquisas que vi aqui. O propósito da minha visita aqui à Natal, ao Rio Grande do Norte, é trazer Israel para fora de Brasília. Para nós, o Brasil não se limita a Brasília. É a capital, mas temos de nos conectar com o Brasil inteiro. Vemos, percebemos, que há muitos trabalhos bons com os quais Israel pode aprender, cooperar, enquanto, ao mesmo tempo, trazemos Israel para fora de Brasília para cooperar, para mostrar a experiência de Israel, para ver se existem locais e instituições que gostariam de cooperar com Israel”, disse ele.

O diretor do LAIS, professor Ricardo Valentim, falou da importância da agenda desta terça, que consolida o esforço do LAIS no seu processo de internacionalização. “Isso coroa o nosso esforço em buscar cooperações intercionais, fortalecendo a pesquisa e colocando o nome do Brasil entre os principais players internacionais na área da pesquisa em tecnologia. Na área da tecnologia em saúde, Israel tem muitos pontos de convergência com o que fazemos aqui. Então receber esta visita permite abrir novas parcerias e cooperações com as instituições israelenses nesta e em outras áreas, como inteligência artificial e saúde 4.0″, afirmou.

A visita desta terça foi a terceira recebida pelo LAIS por parte de um diplomata isralense. Entre 2018 e 2019, o laboratório recebeu por duas vezes do então embaixador Yossi Shelley. Houve ainda duas visitas à sede da Embaixada, em Brasília, e a agenda realizada em maio de 2019, nas cidades de Jerusalém, Be’er Sheva e Rehovot, em Israel.