Por Bruno Cássio
Foto: Elisa Elsie / Secom Governo do RN

Nas últimas 24 horas, foi registrada apenas 1 morte em decorrência da covid-19. Com isso, o Rio Grande do Norte alcançou a marca de 2.217 óbitos e um total de 60.892 casos confirmados. Os dados foram apresentados, no início da tarde desta quinta-feira (27), pela Coordenadora das Redes de Atenção à Saúde da SESAP, Samara Pereira Dantas, durante a entrevista coletiva sobre as ações do Governo do RN para o enfrentamento da doença.

O Coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim, que também integra o Comitê Científico para o enfrentamento da covid-19 no RN, foi convidado a participar da entrevista coletiva e falou sobre as discussões para a retomada das aulas nas escolas do Estado. Segundo Ricardo Valentim, após uma reunião entre representantes de pais, Sindicato de Escolas Particulares, Secretaria Estadual de Educação, Ministérios Públicos Federal e Estadual e Comitê Científico, ficou definido que as escolas irão elaborar um plano de retomada das aulas que será enviado aos Ministérios Públicos que, por sua vez, encaminharão suas análises para que o Comitê Científico possa se manifestar até o dia 31 de agosto, quando deve ser convocada uma nova reunião com os interessados nessa questão.

O Coordenador do LAIS pediu cautela nesse debate sobre a retomada das aulas, destacando dados científicos que apontam que mais de 53% dos estudantes, no Rio Grande do Norte, coabitam com pessoas idosas, portanto, de grupo de risco: “a população escolar e acadêmica conseguiu manter o distanciamento social, da mesma forma que os trabalhadores da educação”. Ricardo Valentim aproveitou para falar também sobre as cerca de 16 soluções tecnológicas que foram desenvolvidas por pesquisadores do LAIS e parceiros para atendimento de demandas geradas pelo Governo do Estado e outros órgãos públicos: “esse será um importante legado que ficará à disposição do Governo, inclusive há interesse de outros estados por essas tecnologias, como é o caso do Regula RN”, referindo-se ao Sistema de Regulação de Leitos que foi fundamental para a melhoria no atendimento aos pacientes críticos com covid-19.

Já a Secretária Adjunta de Administração Penitenciária do Estado, Ivanilma Carla Silva, abordou a liberação gradual das visitas nas unidades prisionais. De acordo com ela, serão obedecidas 3 fases de acompanhamento, até que a visitação seja totalmente liberada.