Grande parte das informações repassadas, pelos veículos de comunicação, sobre a pandemia utilizam séries temporais. O comportamento do vírus, a interferência da vacinação, a ocupação de leitos em hospitais. Todos esses dados são analisados por meio de séries temporais construídas por cientistas e pesquisadores ao redor do mundo, facilitando o entendimento das informações por parte do público. A análise de séries temporais foi justamente o tema da palestra proferida pelo professor Cesar Teixeira, da da Universidade de Coimbra, no encerramento do I Seminário Internacional de Inovação Tecnológica.

O evento científico contou com a participação de pesquisadores brasileiros e portugueses e foi uma promoção conjunta do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC).

Além das palestras do Seminário, os pesquisadores portugueses, durante a sua estada no Rio Grande do Norte, trabalharam, em conjunto, com os pesquisadores do LAIS, desenvolvendo estudos aprofundados e conhecendo os projetos desenvolvidos pelo Laboratório da UFRN.

A missão portuguesa contou com os professores Jorge Henriques e Paulo Gil, além do professor Teixeira, palestrante final do seminário. Os outros docentes também ministraram palestras, tendo como foco a inovação tecnológica em saúde.

Para o pesquisador do LAIS, Agnaldo Cruz, a troca de experiência é fundamental para o aprimoramento das pesquisas. “Os professores do CISUC têm experiências diferentes das nossas o que contribui para o avanço dos trabalhos”. Professor Henriques também reconheceu a importância da parceria entre LAIS e CISUC. “A experiência desenvolvida aqui no Brasil é de extrema importância. Ganhamos todos com esse trabalho em parceria”.

O I Seminário Internacional de Inovação em Saúde ocorreu entre os dias 7 e 10 de fevereiro, no auditório da Secretaria de Educação à Distância (SEDIS/UFRN). Todo o material produzido pelo evento será transformado em recurso educacional aberto e estará disponível em breve.