Valéria Credidio/ Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

Foto: Demis Roussos / SMS

Mais de 18 mil doses de imunizantes foram aplicadas em todo o Rio Grande do Norte durante o último sábado, dia D de multivacinação em todo o país. Os dados são da plataforma RN + Vacina, uma plataforma tecnológica e de solução em saúde digital criada pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e a Secretaria de Saúde do Estado do RN (SESAP/RN), ainda durante a pandemia de covid-19, e que está implementada em praticamente todos os municípios potiguares.

Com a adesão do município do Natal, ocorrida este ano, o RN + Vacina garante informações mais assertivas quanto a adesão da população às campanhas de imunização e quais vacinas são mais procuradas. Somente na capital potiguar, durante o último sábado, foram aplicadas 7.157 doses de imunizantes. O município com a segunda maior procura foi Parnamirim, com 3.989 doses, seguido de Macaíba, com 1015 aplicações de vacinas.

Gerenciamento de imunizantes na rede de saúde de Natal
Com a implementação da plataforma na rede municipal de saúde do Natal, dados relevantes foram encontrados. Entre os anos de 2021 e 2024, o município do Natal perdeu mais de 79 mil doses de imunizantes que tiveram seus prazos de validade vencidos.

De acordo com o coordenador técnico da plataforma e pesquisador do LAIS, Fernando Farias, há um grande desafio e uma oportunidade de avanço neste processo de regularização dos estoques legados de imunobiológicos nas salas de vacina e unidades de frio do município de Natal. “Esta ação integra o plano executivo de implantação do RN + Vacina Rotina, trata-se portanto de um passo essencial, e muito importante, rumo à transformação digital da imunização em nossa cidade”, argumentou o pesquisador.

Ao mesmo tempo em que questões de armazenamento estão sendo reorganizadas, o município de Natal está avançando na imunização da população, com transparência que a saúde digital proporciona. Em 15 dias, o RN + Vacina registrou cerca de 24 mil doses aplicadas na capital potiguar.

Para o diretor executivo do LAIS, o Ricardo Valentim, a decisão do município de Natal em aderir integralmente ao RN + Vacina coloca a cidade na rota de aceleração da transformação digital na saúde. Ao mesmo tempo, aumenta os indicadores de maturidade digital do município, o que possibilita, por exemplo, que todo cidadão natalense tenha a acesso a sua carteira digital de imunização, documento importante que antes facilmente se perdia, pois esse registro ficava no papel. Além disso, o aumento deste indicador de maturidade digital na saúde permite que os gestores públicos de saúde possam planejar melhor as campanhas de vacinação, o que evitará perdas e permitirá a busca ativa durante os processos de imunização em nossa cidade. “Essa adesão de Natal ao RN + Vacina representa não somente um avanço para a cidade, mas para todo o Rio Grande Norte, pois a capital potiguar tem a maior população no estado, além de receber também o maior fluxo de pessoas entre estudantes, trabalhadores e turistas”, argumentou.

Atualmente, são 72 salas de vacinação totalmente integradas à plataforma, promovendo agilidade, transparência e monitoramento inteligente. De acordo com levantamento realizado, as salas mais procuradas pela população são da Shopping Midway Mall, seguida pela do Partage Norte Shopping e pelas UBS São João e Felipe Camarão II. “Essas informações agilizam o gerenciamento de todo o processo de imunização da população, garantindo o direito de todos”, afirmou o pesquisador Fernando Farias do LAIS.