Por Letícia Meira – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

Garantir o acesso à saúde dos povos indígenas é o foco da próxima trilha formativa gratuita no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). A nova abordagem de conteúdos foi pensada durante a Oficina de Formação de Conteudistas, realizada nesta segunda-feira (23), no auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN). O evento contou com a participação de profissionais de todo o país e teve como foco o tema “Integração da Tecnologia e Inovação Pedagógica em Cursos Online”. Essa iniciativa visa proporcionar uma compreensão mais aprofundada em relação aos produtos da plataforma.

Durante a oficina, exploraram-se tópicos como avaliação, planejamento de módulos, guia do conteudista, critérios de avaliação pedagógica, modelo de roteiro de vídeo e template para a criação de conteúdo. “Vamos oferecer cursos direcionados à saúde, o que vai permitir a formação de profissionais em todo o Brasil. Portanto, em uma área que sofre com a escassez de profissionais e conhecimento”, destacou a pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Aline Pinho, que conduziu a oficina. 

Para familiarizar os conteudistas com os recursos e equipamentos disponíveis para uso no processo de produção, também foi realizada uma visita à SEDIS/UFRN, permitindo-lhes conhecer as instalações onde a equipe do AVASUS realiza suas produções. As participantes também tiveram a oportunidade de visitar o LAIS/UFRN para compreender a importância da produção de conteúdo de maneira interdisciplinar nas questões relacionadas à saúde. Para Aline Pinho, compreender o funcionamento do laboratório é essencial para que possam unir esforços de diversas áreas e, assim, ampliar as capacidades na criação de uma educação e formação em saúde.

“Essa visita está se revelando extremamente enriquecedora; eu jamais imaginava a magnitude da produção que ocorre aqui e o seu potencial de impacto na vida da população. É impressionante como as pessoas que estão na linha de frente poderão se beneficiar das inovações geradas aqui, especialmente aquelas com recursos limitados. Estou verdadeiramente impressionado com o comprometimento desta instituição em melhorar a qualidade de vida e a saúde dessas pessoas.” finaliza a conteudista do AVASUS, Michelle Betti

Sobre o AVASUS

O AVASUS, atualmente, é uma das mais importantes tecnologias educacionais do mundo, e uma das maiores plataformas educacionais na área de saúde da Região das Américas. Implementada desde 2015, a plataforma contribuiu com o Sistema Único de Saúde do Brasil, o SUS, em várias crises de saúde pública. Em mais de sete anos, o AVASUS tem desenvolvido recursos educacionais abertos direcionados para os principais desafios enfrentados pela saúde no país, como a epidemia do zika Vírus, e os surtos de microcefalia, a epidemia de sífilis e a pandemia de covid-19.