Por Bruno Cássio – Ascom LAIS/UFRN

A capital do Espírito Santo será o centro nacional das discussões sobre o fortalecimento de políticas públicas, na área da saúde, até o próximo domingo (19). Nesta quarta-feira (15), em Vitória, foram realizadas as oficinas preparatórias para o 15º Congresso Internacional da Rede Unida, que tem o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) como parceiro do principal evento de debate sobre a saúde pública no Brasil.

Pela manhã, o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, foi um dos facilitadores da oficina intitulada “Transformação digital: cultura da notificação de agravos no Brasil, com foco na sífilis: o caso do Espírito Santo”. Ricardo Valentim destacou os avanços conquistados a partir de ferramentas tecnológicas aplicadas à saúde e, ao mesmo tempo, a necessidade de se implementar estratégias eficazes para inibir a supernotificação de casos de sífilis congênita, unificando o trabalho da atenção básica e da vigilância epidemiológica.

Para o dirigente do LAIS/UFRN, “há um grave problema de fluxo de informação na notificação da sífilis congênita em todo o país e é necessário implementar tecnologias para impedir a sobrecarga do Sistema Único de Saúde e de equipes multiprofissionais, por parte de mães e crianças que não necessitariam de internação e acompanhamento especializado, por não terem o diagnóstico confirmado para a doença”.

No turno da tarde, foi a vez dos pesquisadores do LAIS/UFRN, Caldeira Silva, Leonardo Lima, Nicolas Veras e Fernando Lucas de Oliveira apresentarem dados sobre um relatório produzido pelo LAIS, que apontou inconsistências e supernotificação em casos de sífilis congênita notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Na oportunidade, ocorreu ainda, uma apresentação sobre o funcionamento da Plataforma Salus 2.0, que realiza o monitoramento inteligente dos casos de sífilis, com ênfase para o acompanhamento dos registros de sífilis congênita.

A programação de oficinas contou também com a participação dos pesquisadores do LAIS/UFRN, Aline Dias, que debateu o tema “Formação de conteudistas para cursos que usam plataformas digitais”, e Ronaldo Melo, que conduziu as discussões sobre “Educação em saúde no sistema prisional Brasileiro”. A programação oficial do Congresso Internacional da Rede Unida será iniciada nesta quinta-feira (16), a partir das 9h30 da manhã, no Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Federal do Espírito Santo.

Sobre a Rede Unida
A Associação Rede Unida é uma entidade internacional, sediada no Brasil, que articula projetos, instituições e pessoas interessadas na construção coletiva de sistemas de saúde públicos, de acordo com os princípios da universalização, equidade, participação social, respeito à diferença, preservação da natureza, e defesa da democracia.