Cerca de 300 mil pessoas já foram vacinadas em todo o Rio Grande do Norte, ultrapassando os 39% da meta prevista para Fase 2. É o que aponta o relatório produzido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que leva em conta dados das plataformas RN Mais Vacina e RegulaRN. Durante o processo de vacinação no RN, dentre os grupos considerados prioritários os que mais foram imunizados contra a covid-19 foram os idosos com 75 anos e mais. Como há ainda um delay nas informações que são registradas no RN Mais Vacina, estima-se que há 110 mil idosos vacinados, o que representa 91,47% da cobertura vacinal. Essa cobertura já apresenta resultados na diminuição de casos de internação e mortalidade entre essa população.
De acordo com dados do Regula RN, já se pode observar uma redução de 12% na taxa de ocupação em leitos de UTI covid-19 por idosos. Esse percentual de redução ocorreu em apenas oito dias, no período entre os dias 5 e 13 de maio de 2021. “Essa redução vem ocorrendo de forma sustentada e gradual, uma vez que no período analisado, de oito dias, não foi observado nenhum novo pico na taxa de ocupação, portanto, mantendo-se em redução dia após dia”, explicou o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim.
Esses são alguns dos dados demonstrados no relatório do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), contando com a participação dos pesquisadores Fernando Farias, Ion Andrade, Leonardo Lima, Nícolas Veras, Ricardo Valentim, Talita Brito. O documento completo com todos os dados pode ser acessado clicando AQUI.