Por Gabriel Mascena – ASCOM/LAIS
Com o objetivo de conhecer os trabalhos produzidos no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Sunil Kumar Ramamoorthy, professor do Departamento de Engenharia da Universidade de Borås (UB), na Suécia, realizou visita ao Laboratório nesta quinta-feira (17). Na oportunidade, o pesquisador foi apresentado às bases de pesquisa e os principais projetos que compõem o LAIS.
No início da visita, Sunil participou de uma reunião com os pesquisadores Leonardo Lima e Ângelo Roncalli, que falaram sobre a missão aplicada na Tanzânia, na África, na formação de agentes de saúde voluntários através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), além das ferramentas Regula RN e RN Mais Vacina, desenvolvidas pelo LAIS no início da pandemia de covid-19. O professor pôde entender a funcionalidade das plataformas no tocante ao auxílio da gestão dos leitos e vacinas no Rio Grande do Norte, além de compartilhar suas visões relacionadas à gestão da doença na Suécia e na Índia, seu país de origem.
Sunil visitou as bases de Tecnologias Assistivas, Bioengenharia, Audição e Linguagem e Informática em Saúde. O pesquisador relatou sua surpresa com a quantidade de pesquisas desenvolvidas a partir de experiências. “É fantástico, vocês têm muitas ideias e as pesquisas realizadas no laboratório transformam essas ideias em realidade”, afirmou.
Palestras: “Engenharia mecânica e recuperação de recursos” e “O lixo como recurso energético”
Durante a semana, Sunil também ministrou duas palestras voltadas às atividades acadêmicas desenvolvidas em sua área de atuação dentro da UB. Na quarta (16), o professor apresentou a palestra “A engenharia mecânica e a recuperação de recursos energéticos”, realizada no Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC/UFRN). Nesta quinta (17), foi ministrada, na Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), a palestra “O lixo como Recurso Energético: oportunidades acadêmicas e de pesquisa”.