Por Letícia Meira – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
Integrar novas tecnologias ao ambiente hospitalar requer a aplicação prática de conhecimentos transdisciplinares. Dentro desse contexto, a Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) está conduzindo um mapeamento abrangente para reconhecer diferentes centros de pesquisa e ensino, destacando aqueles que utilizam de tecnologias inovadoras em suas iniciativas. Nesta segunda-feira (27), o presidente da SBEB, Antonio Adilton Oliveira Carneiro, realizou uma visita técnica ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).
O LAIS/UFRN é composto por equipes de pesquisadores que atuam de maneira transdisciplinar em diversas áreas do conhecimento. Dentre as áreas que se destacam, a Engenharia Biomédica está presente em diversos projetos do Laboratório, com ênfase para o Projeto RevELA. Este utiliza tecnologias assistivas, tanto em hardware quanto em software, para fornecer suporte à equipe de saúde, com ênfase em pessoas que convivem com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Para o presidente da SBEB, a visão de um hospital do futuro só se concretiza com uma comunidade que entende a importância de inserir diversas áreas de conhecimento e esteja articulada para tal.
“A evolução do ambiente clínico demanda a integração de novas tecnologias, incluindo uma reengenharia para promover mudanças significativas no próprio cenário clínico. A efetiva implementação de políticas públicas pela gestão pública é crucial para reconhecer o potencial da engenharia biomédica, atender às demandas e viabilizar recursos”, explica Antonio Adilton.
O presidente da instituição expressou seu encantamento com o modelo de atuação do LAIS/UFRN, que foca nas demandas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e traz tecnologias disruptivas de baixíssimo custo, apresentando um potencial gigantesco de aplicação. “O LAIS está de parabéns pela visão e modelo de gestão colocando pessoas multidisciplinares trabalhando com o mesmo propósito. Para mim é um orgulho da Engenharia Biomédica perceber que existe esse tipo de trabalho aqui no Brasil”, finalizou.
A SBEB desempenha um papel fundamental ao conectar e apoiar pesquisas na área de Engenharia Biomédica, sendo reconhecida como um dos principais veículos de divulgação de pesquisas tanto em nível nacional quanto na América Latina.