Com 87,7% da população composta por negros, 10,2% mestiços e brancos e 2,3% de indígenas e localizado no coração de uma das regiões mais florestadas da Colômbia, às margens do Rio Atrato, encontramos o município de Quibdó, capital do Departamento de Chocó, distante cerca de 633 quilômetros de Bogotá. Ao todo, 129.237 habitantes vivem na cidade que possui riquezas sustentadas a partir da flora, da fauna, de recursos hídricos e minerais. Mas, em meio às belezas naturais, um grave problema preocupa a população do lugar: os casos de sífilis, principalmente, em mulheres gestantes.

Em 2021, 105 novos casos de sífilis em gestantes foram notificados, além de 19 casos de sífilis congênita, que é quando a mãe transmite a doença para o bebê durante a gestação ou no parto. Esses números chamaram a atenção de pesquisadores da Universidade Nacional da Colômbia (UNAL) que, após tomarem conhecimento sobre as ações do Projeto “Sífilis Não”,  fizeram o convite a pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) para construir uma cooperação internacional, no sentido de desenvolver um trabalho inspirado na experiência brasileira. O “Sífilis Não” é uma iniciativa realizada pelo Ministério da Saúde do Brasil em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e contribuiu, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico de 2021, com a redução, em 26,6%, nos casos de detecção de sífilis adquirida e, em 9,4%, nos registros de sífilis congênita em território brasileiro.

Segundo dados do Instituto Nacional de Saúde da Colômbia, no país, de 2016 a 2020, foram notificados, mais de 8.700 casos de sífilis gestacional. Para o médico e professor titular do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da UNAL, Hernando Gaitán, que liderou a missão até Quibdó, a difícil realidade social encontrada no município, o preconceito por parte dos homens em se prevenir e realizar o tratamento, além da falta do acesso às informações de prevenção à doença têm contribuído para o avanço de casos.

Já para a médica infectologista e pesquisadora do LAIS/UFRN, Mônica Bay, que visitou várias unidades de saúde de Quibdó, a cidade tem profissionais comprometidos e está preparada para receber, diagnosticar e iniciar o tratamento dos pacientes com sífilis, mas é necessário conscientizar a população sobre a testagem rápida, garantir o acesso aos testes, estimular o uso de preservativos e aprimorar a gestão dos dados sobre a doença. O secretário de Saúde de Quibdó, Jesús Delgado, conta que está ansioso pelo início da parceria entre as universidades colombiana e brasileira e espera que esse trabalho possa ajudar na redução dos casos e no controle de uma enfermidade que pode ser diagnosticada precocemente.

De 3 a 5 de novembro de 2021, os pesquisadores dos dois países participaram de uma agenda de atividades em Quibdó. Na programação, foram apresentados dados sobre a doença, informações sobre o trabalho executado no Brasil e, ocorreu, ainda, a escuta de propostas, por parte de profissionais da saúde e representantes de organizações não governamentais, para a construção de um projeto piloto local que deverá ser compartilhado em toda a Colômbia, país que conta com mais de 50 milhões de habitantes. A expectativa é de que até o primeiro semestre de 2022, as ações comecem a ser implementadas.

Bruno Cássio – ASCOM/LAIS