Por Gabriel Mascena – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Durante a pandemia de covid-19, a comunicação científica se revelou como uma ferramenta essencial. Pensando nisso, para além da criação de projetos inovadores, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) trouxe, em suas divulgações, uma forma humanizada de apresentar a complexidade dos dados científicos, construindo pontes entre pesquisadores, profissionais de saúde e a população. Essa foi uma das narrativas apresentadas ao chefe do Serviço de Relacionamento com a Imprensa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), George Magalhães, que realizou, nesta quinta-feira (07), uma visita ao Laboratório.

Também participaram da visita João Pedrosa, chefe da unidade de comunicação regional 6 e Graziela Esteves, chefe da unidade de apoio operacional.  Além de detalhes sobre as bases de pesquisa e as inovações desenvolvidas no LAIS/UFRN, os visitantes entenderam o processo de divulgação das informações sobre os projetos, que em sua grande maioria partem de trabalhos e artigos desenvolvidos pelos próprios pesquisadores que integram o Laboratório.

Na oportunidade, os representantes da EBSERH se reuniram com a equipe de comunicação que integra o LAIS/UFRN, além de seu diretor executivo, Ricardo Valentim, para conhecer a fundo as iniciativas e o papel da instituição na divulgação científica alinhada às ações espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Além de entrevistas e conteúdos para veículos televisivos de todo o país, foram apresentadas iniciativas como o documentário “Olhares”, produzido pela equipe de comunicadores e que possui, atualmente, mais de 4 mil visualizações no YouTube. A conversa também trouxe o papel do Laboratório durante a pandemia, com o atendimento à imprensa e a disponibilização de dados importantes sobre a doença para uma divulgação transparente e horizontal das informações, além da oferta de trilhas formativas e recursos educacionais para a população e profissionais de saúde, que hoje integram o Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS).

Para Magalhães, o aprendizado durante a visita servirá para replicar a inovação produzida no LAIS/UFRN em outros hospitais pelo Brasil. “O LAIS é referência em inovação e inovação está intimamente ligada à comunicação. Então para nós, enquanto comunicadores, entender como o LAIS faz todo esse processo e por que o LAIS é referência é muito importante para a gente poder adaptar isso aos nossos projetos na EBSERH, replicar isso para a rede e aprender. É por isso que essa visita é muito importante para nós, para que essa inovação tecnológica alinhada à comunicação possa ser replicada para outros hospitais”, destacou o jornalista.

Sobre a EBSERH

A EBSERH é, atualmente, a maior rede de hospitais públicos do Brasil. Suas atividades unem dois dos maiores desafios do país, educação e saúde, para melhorar a qualidade de vida da população brasileira por meio da atuação entre o órgão central da empresa e 41 Hospitais Universitários Federais, sendo 3 deles localizados no Rio Grande do Norte.