Este ano, o Hospital Geral Doutor João Machado (HGJM), em Natal, ampliou o número de leitos para atendimento geral e procedimentos vasculares, totalizando 30 novos leitos para seus pacientes. No último mês, com o objetivo de otimizar o fluxo de pacientes e garantir uma melhor assistência, a unidade hospitalar passou a receber pacientes regulados de outras unidades de saúde e de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) através do Sistema de Regulação do Acesso à Assistência em Saúde do estado do Rio Grande do Norte (Regula RN).

O local conta hoje com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 80 leitos de saúde mental, que é a especialidade da unidade. Com os novos casos de covid-19, foi introduzida uma nova ala clínica com 30 leitos gerais e vasculares de enfermaria, onde estão destinados 12 leitos para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Em outra ala, de clínica médica, organizam-se mais 15 leitos enfermaria e 10 leitos UTI específicos para covid-19. O destaque está no atendimento a pacientes diagnosticados com a doença e que precisem de hemodiálise.

Para Leidiane Queiroz, diretora do hospital, a iniciativa do LAIS na produção do Regula RN foi fundamental no enfretamento à covid e na regulação geral dos leitos clínicos. “É de grande importância o sistema de regulação criado pelo LAIS, com toda a transparência, o que otimiza o processo de cuidados na regulação de todos os leitos. Hoje o hospital está com 100% no sistema de regulação, o que melhora o processo de regulação dos pacientes e da gestão hospitalar”, destaca a diretora.

Segundo a diretora do HGJM, a unidade está atualmente com 50% dos leitos covid-19 em uso, mas tem capacidade para até 90 leitos, sendo 70 de UTI e 20 clínicos. A gestão do hospital tem expectativa de aumento de pacientes covid no pós-carnaval, devido ao feriado e aglomerações que poderão exigir a ampliação de novos leitos.