Profissionais da saúde do município de Natal e toda a região metropolitana da capital estão participaram de uma capacitação para enfrentamento ao novo coronavírus. Durante o treinamento, os participantes receberam informações de como operar com o processo de Telessaúde, uma ferramenta fundamental para auxiliar os profissionais em diagnósticos. A atividade é fruto de uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), e prefeituras dos municípios da Grande Natal.

Foram capacitados 21 profissionais da área da saúde, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, dentistas e fisioterapeutas, dos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz.

O Programa Telessaúde é uma ação que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação, que oferecem condições para promover a Teleassistência e a Teleducação. E neste momento de pandemia, é fundamental a propagação de informação e conhecimento entre os profissionais que atuam no enfrentamento ao vírus. Na prática, o serviço faz parte da chamada “saúde 4.0”, onde os serviços e soluções em saúde são impactados positivamente pelo avanço da tecnologia, possibilitando a otimização de tarefas, aumento da eficiência e qualidade na prestação de serviços, revolucionando a relação entre profissionais e pacientes.

De acordo com o professor Higor Morais, coordenador do Núcleo de Telessaúde nos estados do Rio Grande do Norte e na Paraíba, depois da capacitação os profissionais terão condições de utilizar o sistema, que oferece teleorientação e telerregulação. “O mais importante é a integração entre profissionais de saúde de diferentes regiões do RN, com a supervisão da equipe de trabalho que irá acompanhar este momento de crise”, ressaltou.

A iniciativa é um dos resultados da reunião ocorrida no dia 17 deste mês entre pesquisadores do LAIS, representantes da Sesap/RN e das Secretarias Municipais de cidades da região Metropolitana de Natal. Na ocasião, também foram definidas estratégias a serem adotadas com soluções em tecnologia para levar mais capacitação aos profissionais e também informação para a sociedade civil.

Entre os encaminhamentos, também estão a implementação de canais de comunicação direta junto à população e o estabelecimento de salas de situação para monitoramento da pandemia.

Ainda de acordo com a equipe do Telessaúde, é importante ressaltar que para a realização do curso foram seguidas todas as recomendações de precaução para a segurança dos participantes, conforme orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), como o distanciamento entre cada um dos alunos, uso de máscaras e higienização do local e dos participantes da atividade.

Covid-19
De acordo com dados no Ministério da Saúde, até esta segunda-feira (23), foram registrados 1.891 casos e 34 mortes pelo novo coronavírus. Todos os estados do Brasil contam com casos da doença, a transmissão comunitária (quando não é possível saber como o paciente foi infectado) já uma realidade em todo o país. Todavia, nem todas as regiões apresentam o mesmo nível de transmissão. O Ministério da Saúde reforça que a população deve participar do esforço coletivo para o enfrentamento do vírus.

Telessaúde
O Núcleo Interestadual de Telessaúde RN/PB é um órgão ligado ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), e trabalha no desenvolvimento de ações que visam capacitar profissionais de saúde para lidar com tecnologias na área da saúde.

Coordenador do LAIS, o professor Ricardo Valentim destacou a importância de se utilizar tecnologias no processo de formação contínua de profissionais de saúde. “Este é um movimento importante, uma vez que temos profissionais de saúde sendo qualificados através de tecnologias desenvolvidas pelo LAIS para o enfrentamento do coronavírus, promovendo a possibilidade de teleconsultoria remota entre esses profissionais”, afirmou ele.