Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
Responsável pela elaboração de planos e políticas públicas direcionados à promoção, à prevenção e à assistência à saúde dos brasileiros, o Ministério da Saúde é, na atualidade, o principal parceiro institucional de projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). Por esse motivo, pesquisadores do laboratório são convidados a realizar visitas técnicas periódicas à sede do órgão, em Brasília/DF, a fim de discutir o andamento dessas parcerias e atender às novas demandas que surgem por parte das unidades administrativas que compõem esse Ministério.
Nesta quinta-feira (14), na capital federal, os pesquisadores do LAIS/UFRN participaram de uma série de reuniões com equipes de três diferentes áreas do Ministério da Saúde. O primeiro encontro foi com a coordenadora de Ações Estruturantes em Economia da Saúde do Departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desempenho (DESID/SECTICS/MS), Jamyle Grigoletto, e com a assessora da direção desse departamento, Luciana Leão. Entre outras coisas, foram discutidas iniciativas de fortalecimento dos Núcleos de Economia na Saúde (NES) nos estados e municípios, além da realização de eventos e de ações de comunicação para estimular o compartilhamento de conhecimentos na área de Economia da Saúde, em todo o país.
Seguindo a agenda de compromissos, o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, acompanhado de um grupo de pesquisadores do laboratório, foi recebido pelo auditor-geral do Sistema Único de Saúde, Alexandre Rodrigues, e pela coordenadora-geral de Inovação e Promoção do Sistema Nacional de Auditoria (SNA/SUS), Adelina Feijão. Em discussão, o andamento da cooperação técnica que já está colaborando com a qualificação de profissionais que atuam na auditoria em saúde pública nos três entes federativos: União, estado e municípios. A Auditoria-Geral do SUS (AudSUS) e o LAIS/UFRN são parceiros na oferta de cursos de especialização, mestrado e doutorado para a melhoria e modernização dos processos de trabalho e com respostas de qualidade às necessidades do SUS.
Já na Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS), a equipe do LAIS/UFRN foi recepcionada pelo diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU), Nilton Pereira Junior. O departamento responde pela elaboração, coordenação e avaliação das políticas e dos programas de abrangência nacional sobre atenção hospitalar, atenção domiciliar, segurança do paciente e urgência e emergência do SUS. Durante o bate-papo, foi discutida uma possível parceria na área de Ciência de Dados aplicada à Saúde, tema em que o laboratório potiguar tem construído grande expertise, principalmente, com o desenvolvimento de ferramentas de monitoramento de vacinas e regulação hospitalar, como são os casos das plataformas RN Mais Vacina e Regula RN.
Na avaliação do diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, essas agendas são importantes para que os pesquisadores entendam às reais necessidades dos gestores públicos da área da saúde e, dessa forma, possam agir de maneira resiliente na construção de soluções rápidas e eficazes. “Todas as agendas foram consideradas positivas e retornaremos com boas ideias para desenvolver com nossa equipe”, concluiu Valentim.