Por: Gabriel Mascena – ASCOM/LAIS
O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN) fez parte de mais uma ação do projeto Sífilis Não. Na manhã desta quarta-feira, 5, o centro hospitalar recebeu dois equipamentos que serão utilizados na Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (UASCA/HUOL) para o acompanhamento da sífilis congênita, infecção que é transmitida da mãe para o bebê durante a gestação. A entrega foi realizada pela equipe do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), com a presença de seu diretor executivo, Ricardo Valentim, e da médica Jussara Melo, chefe da unidade de Pediatria do HUOL.
De acordo com Jussara Melo, o estreitamento da parceria entre as duas instituições tem como objetivo fortalecer o monitoramento e o combate à sífilis em crianças. “Nós estamos muito felizes com a doação dos equipamentos para nossa unidade de atenção à criança e adolescente. Esses aparelhos são extremamente importantes porque vão colaborar na assistência aos nossos pacientes, sobretudo aqueles que também participam do ambulatório”, disse a diretora.
Atualmente, a UASCA possui um ambulatório especializado no combate a infecções congênitas. A médica infectopediatra Mylena Bezerra, também utilizará os equipamentos doados. Para ela, a inserção dessa tecnologia na unidade ambulatorial promoverá impactos positivos não somente no âmbito da parceria, como também na relação com as crianças atendidas. “Esses novos instrumentos de trabalho vão fortalecer as relações de comunicação do LAIS com o nosso atendimento prático e também diretamente no atendimento a essas crianças, facilitando ainda mais o arquivamento de dados, a estatística e um atendimento mais adequado”, enfatizou a doutora.
A prevenção da sífilis congênita no território brasileiro é um dos objetivos do projeto Sífilis Não.
Sobre o Projeto
Lançado em 2017 o Projeto de Pesquisa Aplicada para Integração Inteligente Orientada ao Fortalecimento das Redes de Atenção para Resposta Rápida à Sífilis – também conhecido como Projeto “Sífilis Não” – é resultado de uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), entre outras organizações. O principal objetivo do projeto é contribuir juntamente com outras ações (federais, estaduais e municipais) no enfrentamento à infecção de sífilis no território brasileiro.
Conheça mais sobre o “Sífilis Não” em <https://sifilisnao.com.br/>.