Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN
Moradora de Severiano Melo, cidade distante cerca de 100 quilômetros de Mossoró, na Região do Alto Oeste Potiguar, Miriam Ferreira Silva foi uma das primeiras usuárias, do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, atendidas com o Prontuário Eletrônico do Paciente, o PEP Mais RN. “Eu acho essencial, até porque viabiliza o acompanhamento do próprio paciente, ele tem a total noção que está tendo atendimento, agilidade e praticidade de onde ele está sendo atendido”, enfatizou ao saber da novidade e conhecer os benefícios trazidos por essa ferramenta tecnológica.
O PEP Mais RN foi introduzido na rotina de atendimentos do Hospital da Mulher, na última quinta-feira (15), durante a agenda de trabalho da equipe de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), na unidade instalada em Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. De acordo com Fernando Lucas de Oliveira, pesquisador do Laboratório, a intenção era dedicar uma semana para treinar todos os profissionais que atuam no hospital, mas o processo foi acelerado. “Ficamos surpresos com a receptividade e interesse de todos e decidimos, em comum acordo com a direção, começar a inserir os atendimentos no sistema e customizar a ferramenta para as necessidades locais”, disse Fernando Lucas.
Cada paciente que chega ao Hospital da Mulher tem registrados, por meio do Prontuário Eletrônico do Paciente, o histórico clínico, os dados sobre consultas realizadas, os resultados de exames solicitados, além das observações específicas sobre os procedimentos adotados para tratamento de doenças, informações sobre vacinas, alergias e todo o caminho percorrido dentro do estabelecimento hospitalar. O PEP Mais RN não representa apenas a eliminação do uso de papel na emissão dos prontuários, mas a segurança, transparência e eficácia no tratamento dos dados coletados pelos profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e da equipe multiprofissional, composta por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, entre outros.
A recepcionista Luana Rodrigues já está cadastrada na plataforma e destaca uma das potencialidades identificadas, em menos de dois dias de utilização do PEP Mais RN: “a agilidade no atendimento, pois vai diminuir o tempo de espera e as filas no atendimento da gente.” Na outra ponta do serviço de saúde, está a médica ginecologista e obstetra, Luna Caeecilia, que atua em um dos consultórios do lugar. Segundo ela, há uma grande expectativa de melhoria no fluxo de trabalho: “a gente espera, com esse sistema, que nós possamos ter a uniformização dos protocolos da medicina e que os médicos obstetras possam conversar da mesma forma.”
A diretora do Hospital da Mulher, Elenimar Costa Bezerra, comemorou o reforço tecnológico ao processo de humanização do atendimento. Para Elenimar Bezerra, a melhoria no acolhimento e rastreio de enfermidades é um ponto fundamental: “de forma que a gente possa democratizar o acesso e garantir que as informações retornem para nós de uma forma ágil e a gente possa fazer vigilância em saúde, que é o nosso objetivo”, concluiu a gestora hospitalar.
Parceria consolidada
Inaugurado em dezembro de 2022, o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia atende a pacientes de mais de 60 cidades da Região Oeste do Rio Grande do Norte e tem capacidade prevista para abrigar 160 leitos. Ele é o segundo hospital da Rede Estadual de Saúde a aderir ao PEP Mais RN e o primeiro do interior do estado. Na Região Metropolitana de Natal/RN, o novo sistema já é realidade no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim/RN. Essa iniciativa integra o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), desenvolvido por meio de uma parceria consolidada com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).