Por Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
“Naqueles tempos difíceis de pandemia teve uma instituição que deu uma contribuição decisiva para organizar o SUS naquele momento para que a gente pudesse cuidar da saúde e salvar vidas. Assim eu quero homenagear o LAIS. Eu sei o quanto o LAIS foi e continua sendo importante para o fortalecimento do SUS” A declaração é da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, feita durante a solenidade de lançamento do +APS, que entre outras ferramentas, tem o Regula Ambulatorial. O evento contou com a presença da ministra da saúde, Nísia Trindade, e do Secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes.
O reconhecimento da governadora vem no momento em que o ecossistema tecnológico, criado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) se fortalece, com a atualização e expansão de plataformas. O Regula Ambulatorial, mais uma expansão da plataforma RegulaRN, criada pelo LAIS/UFRN em parceria com a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN). O Regula Ambulatorial atenderá todos os procedimentos realizados, agilizando o atendimento aos pacientes.
O RegulaRN é a plataforma de regulação de leitos, criada durante a pandemia e que foi determinante para salvar vida, por meio da agilidade e transparência em disponibilizar os leitos aos pacientes acometidos por covid-19, em todo o estado potiguar. “Com o RegulaRN tivemos uma diminuição significativa de mortes por covid-19 em todas as faixas etárias após a implementação de protocolos, garantindo agilidade, transparência e equidade em todo o processo. Trata-se de soluções de saúde digital que tiveram e têm efetividade, elas não somente melhoraram o sistema de de saúde do RN, ambas salvaram vidas”, afirmou o diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim.
Tanto o RegulaRN como o Regula Ambulatorial fazem parte do ecossistema tecnológico, criando ainda durante a pandemia, e que está em constante atualização e crescimento. Deste ecossistema também fazem parte o RN Mais Vacina, plataforma direcionada para o controle de vacinação em todo o Rio Grande do Norte.
O lançamento do Regula Ambulatorial ocorreu no último sábado, com a presença de autoridades municipais e estaduais. A solenidade marcou também o acolhimento dos novos participantes do Mais Médicos que realizarão os atendimentos em todo o estado do Rio Grande do Norte.
O que é Regula RN
Com o intuito viabilizar a regulação do acesso à assistência instituída por meio da Política Nacional de Regulação, o Sistema RegulaRN tem como objetivo ordenar e padronizar o fluxo de acesso aos leitos covid-19 (críticos e clínicos) no estado do Rio Grande do Norte e dessa forma promover transparência, integridade e equidade no acesso aos serviços. Além disso e por meio de uma série de algoritmos de automatização de processos, o RegulaRN é capaz de otimizar o tempo de resposta do SUS para a utilização dos leitos ofertados no estado.