Por Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação LAIS
Desenvolver um ecossistema resiliente de aprendizagem ao longo da vida que permitisse o acesso aberto ao conhecimento científico para alcançar a força de trabalho em saúde brasileira e a população em geral. Este é um dos principais desafios enfrentados pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) durante o período da pandemia da COVID-19, vivenciado em todo o mundo há três anos. Essa experiência exitosa será relatada durante a II Convenção Ibérico-Americana de Reitores, diretores acadêmicos e líderes de redes setoriais e de pesquisa, evento internacional que ocorrerá na primeira semana de setembro. O evento terá como tema principal os “Desafios da Educação Superior para fortalecer a qualidade e inclusão de modelos híbridos baseados em virtualidade e inovação”.
O relato foi construído pelos pesquisadores do LAIS, Carlos Alberto de Oliveira, Cristine Gusmão e Ricardo Valentim, diretor executivo do laboratório, demonstrando o processo de organização do recurso educacional aberto adaptado aos diferentes momentos da pandemia de covid-19. Todo o material foi disponibilizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS), um canal oficial de mediação tecnológica para oferta de educação e treinamento no Ministério da Saúde do Brasil.
De acordo com os pesquisadores, a utilização de ferramentas virtuais segue uma tendência mundial, proporcionando uma aprendizagem online e flexível.”Na área da saúde, pelas suas peculiaridades, como vivemos na pandemia, a educação massiva e autoinstrucional é uma ferramenta de apoio às políticas públicas, de comprometimento com os objetivos organizacionais e de promoção da atualização dos conhecimentos necessários para a exercício profissional, entre equipas e no local de trabalho em Aprendizagem ao Longo da Vida”, ressaltou Carlos Alberto Oliveira.