Por Dênia Cruz – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

Na manhã desta terça-feira (23), pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) estiveram em reunião com profissionais da saúde e do sistema prisional do estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de elaborar ações formativas mediadas por tecnologia, com foco no cuidado da saúde mental de pessoas privadas de liberdade e dos policiais penais. O encontro foi articulado pelo diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, em conjunto com Janaína Rodrigues, pesquisadora de educação em saúde no sistema prisional e doutoranda da Universidade de Coimbra, e Francisco Augusto Cruz, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e integrante da rede de atenção às pessoas egressas do sistema prisional.

No debate, Francisco destacou a necessidade de criar oficinas educativas para egressos e pregressos do sistema como forma de auxiliar no combate a problemas de saúde mental. “É direito constitucional a garantia da educação e da saúde, que infelizmente é violada no sistema, e através da articulação com o LAIS talvez a gente consiga construir um novo módulo de intervenção no sistema prisional, para melhorar a execução penal”, apontou ele.

Em sua fala, Valentim pontuou a contribuição do laboratório, que desde 2018 vem pensando em tecnologias de incorporação e ações para o Sistema Único de Saúde (SUS) voltadas para o sistema prisional. “Entendemos que é uma população vulnerável, e essa articulação com os atores que compõem o sistema é para responder às demandas de saúde pública que possam melhorar a qualidade do atendimento e humanizar essas questões na saúde prisional”, salientou o diretor.

Participaram também da reunião Daniela Rodrigues, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Vilma Paixão, do Departamento de Promoção da Cidadania (SEAP), além de policiais penais e psicólogos que trabalham com a temática.

Trilhas formativas no AVASUS
O LAIS já desenvolve trilhas formativas voltadas ao sistema prisional através de cursos autoinstrucionais por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), envolvendo temas importantes para a formação e capacitação de profissionais da saúde que atuam no contexto prisional.

Para acessar o módulo “Políticas de atenção à saúde no sistema prisional”, acesse avasus.ufrn.br.