Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

No significado da sigla LAIS, estão destacadas as principais áreas de atuação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mas, com o passar do tempo, o incremento de outras áreas do conhecimento à rotina da unidade de pesquisa tem consolidado o caráter transdisciplinar do Laboratório. Além de pesquisadores da saúde, das engenharias e da Tecnologia da Informação, a equipe é composta por jornalistas, publicitários, profissionais de design, administradores, pedagogos etc.

É nesse espaço de construção de expertises, em áreas diversas, que são revelados, a todo instante, novos talentos da graduação e da pós-graduação. Um desses casos é o de Heloise Macena, de 21 anos. Estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), ela atua como bolsista de UX Design no LAIS/UFRN, tendo por atribuição projetar as melhores experiências para usuários de serviços e produtos digitais, como um site ou um aplicativo.

No segundo semestre do ano recém-encerrado, Heloise foi vencedora, na categoria UX, do Prêmio ABRADi Digitalks Profissional Digital 2022. Promovido pela Associação Brasileira dos Agentes Digitais (ABRADi), o prêmio reconhece os destaques brasileiros na área de marketing e comunicação digitais. “Receber esse prêmio foi significativo para mim, por vários motivos. Primeiro, por ter sido na área de UX, que é a área que tenho mais paixão e mais me motiva; segundo, tem a questão da representatividade, tenho muito orgulho de ser a primeira mulher nordestina a receber esse prêmio, nessa categoria”, comemorou ao relembrar a premiação.

Para participar do prêmio, ela inscreveu um projeto desenvolvido para um shopping center de Natal/RN como complemento da sua formação acadêmica. Nessa jornada vitoriosa, o que ela aprendeu como estagiária do LAIS/UFRN fez toda a diferença: “um dos elementos, que despertaram meu interesse foi que o LAIS está alinhado com as principais tendências internacionais, e observa que valorizar e fortalecer a área de UX coloca a perspectiva e as necessidades do usuário como ponto principal das experiências com tecnologia, propiciando usuários mais satisfeitos”, comentou ao falar sobre o aprendizado ao longo do estágio.

A intenção de Heloise Macena é contribuir ainda mais com as ações de Inovação Tecnológica em Saúde: “poder contribuir como pesquisadora em projetos de grande porte, em que o LAIS atua, tem gerado desafios e crescimento, permitindo trabalhar e aprender com profissionais de alto nível, isso tem contribuído com o networking na área de tecnologia, inovação e experiência do usuário”, conclui.