Por Arthur Barbalho
O sistema Orienta Corona RN, iniciativa desenvolvida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), passa a ser usado, a partir de agora, também no Estado do Espírito Santo (acesse o sistema AQUI). O Orienta Corona, que oferece informações e esclarece dúvidas sobre a COVID-19 de maneira virtual, está sendo implementado em ação conjunta entre o LAIS e a Universidade Federal do estado em questão, através do Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (HUCAM/UFES).
A parceria foi alinhada por meio da iniciativa da professora Carmen Barreira-Nielsen, coordenadora de Telessaúde do HUCAM. De acordo com ela, o momento de pandemia vivenciado em todo o país reforçou a necessidade da parceria.
“Nós já vinhamos acompanhando as produções do LAIS na área da inovação em saúde, laboratório no qual já pude atuar em pesquisas na base de Audição e Linguagem. Vi que este era o momento de estabelecermos esta parceria, e oferecer no estado do Espírito Santo ferramentas que já estavam disponíveis para a população no RN e poderiam ser muito úteis neste período da pandemia para o ES. A possibilidade de oferta do Orienta Corona vem em um momento muito importante, onde a gente pede para que as pessoas fiquem em casa, que cumpram o isolamento social. É importante que novos casos da doença sejam identificados com segurança, antes que precisem ser encaminhados para os serviços de saúde. Já temos cidades e estados onde os serviços de saúde colapsaram, então, o que queremos com o Orienta é evitar idas desnecessárias aos serviços de saúde e seu possível colapso, através de informações sobre condutas que podem ser adotadas pelas pessoas dentro de suas casas”, explicou ela.
No RN, atendimento virtual do Orienta Corona funciona através de um sistema onde o usuário faz um primeiro atendimento virtual, sendo direcionado em seguida para o atendimento com um estudantes de cursos da área da saúde da UFRN e da Universidade Potiguar (UnP), sob supervisão de professores das duas instituições, através de um projeto de extensão. Já para o estado da região Sudeste, o sistema possibilitará fechar outra lacuna dos serviços de saúde.
“Para o processo de trabalho do hospital, a gente tem também um benefício muito grande, que é a força de trabalho que pode ser empregada no serviço de teleorientação. Nós temos médicos que são especialistas e que fazem parte do grupo do risco. Portanto, estavam fora do hospital e afastados do trabalho. Com o Orienta Corona, eles foram inseridos novamente na frente de apoio e através do teleatendimento, junto com os alunos de Medicina e Enfermagem, têm sido uma importante força para o enfrentamento da COVID-19”, contou a coordenadora de Telessaúde do HUCAM.
Sistema foi adaptado para uso no ES
De acordo com o pesquisador Sedir Morais, desenvolvedor do Orienta Corona, após as primeiras reuniões para alinhamento da parceria, a implementação da ferramenta foi rápida. “Em cerca de duas semanas conseguimos colocar o sistema deles no ar. Desenvolvemos aqui no RN, mas com todas as especificações que respeitam a realidade de enfrentamento da pandemia no estado do Espírito Santo”, disse.
Coordenadora do Orienta Corona RN, a professora Lyane Ramalho destacou que esta implementação do sistema em outra região cumpre a missão social do projeto. “O Orienta Corona é uma ferramenta que tem a missão de fazer a educação da população em relação ao autocuidado responsável. Essa tem sido uma experiência gratificante, uma vez que é uma ferramenta que desenvolvemos para o nosso estado, mas que está impactando também fora dele. A partir desta experiência verificamos que ele pode ser utilizado em outras regiões, a partir das especificidades de cada uma delas. É a pesquisa aplicada auxiliando a população, sobretudo neste momento da pandemia onde o isolamento social se faz tão importante. Hoje o maior remédio é ficar em casa, mas ficar em casa sob orientação. E essa é a função do Orienta Corona tem e vem conseguindo cumprir”, afirmou.
Sobre o Orienta Corona RN
O sistema Orienta Corona RN, que integra o ecossistema tecnológico criado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), é a ferramenta de mais fácil acesso sobre o novo coronavírus, voltada diretamente para auxiliar a população. O objetivo é oferecer orientações para a população e informações para seu autocuidado, multiplicando ações de prevenção individuais e coletivas nos seus domicílios, bairros e comunidades, e assim diminuindo a sobrecarga nos serviços de saúde.
Por meio de perguntas simples e diretas, o sistema procura identificar a necessidade do usuário relacionada à COVID-19. O indivíduo tem acesso online ao sistema, que pode ser acionado pro qualquer dispositivo com acesso à internet. O serviço é gratuito.
Acesse o Orienta Corona
Rio Grande do Norte: orientacorona.saude.rn.gov.br/
Espírito Santo: https://orientacorona.hucam.edu.br/