Por Bruno Cássio – Ascom do LAIS/UFRN

Na abertura oficial do 15º Congresso Internacional da Rede Unida, realizada nesta quinta-feira (16), no Campus da Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) foi um dos destaques da programação do II Fórum Internacional de Enfrentamento à Pandemia da covid-19 (evento simultâneo) com a participação na mesa redonda que discutiu o ecossistema tecnológico de combate à doença.

Com mediação do pesquisador do LAIS/UFRN, Carlos Alberto Oliveira, e contribuições do secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, da secretária Adjunta de Saúde do Rio Grande do Norte, Lyane Ramalho, e do diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, foram apresentadas as expertises do Laboratório na produção de um ecossistema tecnológico para enfrentar a covid-19 no estado potiguar e em outros lugares do país.

Ricardo Valentim enfatizou a conquista da resiliência do sistema de saúde pública no Rio Grande do Norte a partir da implantação de ferramentas como o Regula RN, usada para a regulação de leitos: “o principal ganho com esse período de pandemia foi a transparência dada à gestão de leitos hospitalares, que permitiu aos gestores de saúde programarem melhor suas ações, projetando o aumento ou redução de leitos, conforme os indicativos do sistema”.

A tecnologia implementada com a plataforma RN Mais Vacina atravessou divisas e veio parar no Espírito Santo. Em parceria com o LAIS/UFRN, a Secretaria de Saúde local colocou em funcionamento o Vacina e Confia ES. O secretário da pasta e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), Nésio Fernandes, agradeceu ao empenho dos profissionais da área de Tecnologia de Informação do Laboratório, destacando que esse trabalho foi essencial para melhorar o acompanhamento da imunização no território capixaba.

Lyane Ramalho relatou a experiência da parceria entre o Governo do Rio Grande do Norte e o LAIS/UFRN desde o início da pandemia: “foi um trabalho que contou com a colaboração dos órgãos de controle e com a imprensa também que passou a replicar todas as informações divulgadas nas plataformas desenvolvidas pelo LAIS”.

Estande do LAIS

Durante a realização do Congresso da Rede Unida, o público poderá conhecer mais sobre os produtos e pesquisas desenvolvidas pelo LAIS. É que um estande foi instalado no Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e está aberto à visitação dos congressistas. Os visitantes levaram para casa cartilhas com informações sobre a prevenção à sífilis, além de preservativos masculinos e femininos.