Ferramenta criada pelo LAIS é atualizada, diariamente, com informações oficiais e se torna referência sobre dados da covid-19
O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) tem, por objetivo, tornar a ciência algo mais comum para a sociedade, removendo o abismo que infelizmente existe entre o que a academia produz e o que a sociedade precisa. Desde o início deste ano, com os primeiros registros da covid-19 no Brasil e, principalmente, no Rio Grande do Norte, todos os esforços do LAIS foram direcionados para o enfrentamento frente à pandemia, por meio da ciência, análise de dados e transparência. O resultado foi a criação de um ecossistema tecnológico – em constante aperfeiçoamento e ampliação – direcionado para o fornecimento de informações para a sociedade civil, gestores municipais e estadual, órgãos de controle e para a imprensa. Entre os parceiros que se beneficiam com algumas dessas ferramentas estão Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP/RN).
O ecossistema é composto por 13 ferramentas que permitem, principalmente, agilidade na prestação do serviço de regulação dos leitos covid-19 em todo o Rio Grande do Norte, bem como garante o fácil acesso aos principais indicadores da pandemia. “Essas ferramentas formam uma rede de assistência à saúde, educação e informação para a população em geral e para os profissionais que combatem o coronavírus”, argumentou o coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim. De acordo com ele, a população pode acompanhar a evolução dos casos de coronavírus do estado e de seu município, ter acessos a conteúdos com orientações para os cuidados de prevenção da propagação da doença, ter acesso a uma rede composta por médicos, psicólogos e alunos de medicina que estão prontos para prestar uma assistência humanizada. Já os profissionais de saúde, terão acesso a cursos de qualificação profissional relacionados à covid-19, bem como a uma rede de profissionais especialistas que estão prontos para ajudá-los nas mais diversas dúvidas.
Entre essas ferramentas está o Portal CoronavírusRN, criado para gestão e transparência de dados durante a pandemia, e que se transformou na principal fonte de informação para a imprensa, não apenas do Rio Grande do Norte, mas uma referência para jornalistas de todo o Brasil, uma vez que os dados gerados são utilizados pelo Consórcio de Veículos de Comunicação, composto por alguns dos mais importantes jornais, portais de notícias e redes de televisão do Brasil, que trabalham de forma colaborativa para reunir as informações necessárias em todo território nacional.
Com uma equipe específica de pesquisadores dedicados ao portal, a atualização das informações ocorre diariamente, de acordo com o recebimento oficial dos boletins emitidos pela SESAP/RN. “Desde o primeiro momento em que foi para o ar, a plataforma CoronavírusRN e toda sua equipe tem prezado pela qualidade da informação, dos indicadores e de como tudo pode ser apresentado, permitindo que qualquer pessoa possa acessar, ler e compreender o que dizem os números e gráficos. Contudo, precisamos tornar claro que a plataforma faz uso dos dados publicados pela SESAP/RN”, explicou Rodrigo Silva, pesquisador do LAIS e membro da equipe responsável pelo portal.
A construção do ecossistema tecnológico para o enfrentamento ao coronavírus no Rio Grande do Norte é fruto de uma parceria entre o LAIS/UFRN, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (DIGTI/IFRN), o Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI, também ligado ao IFRN), e o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRN (NESC). Integram ainda essa parceria a SESAP/RN, e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS).
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE A PÁGINA ESPECIAL COM UM BREVE RESUMO DE CADA UM DOS SISTEMAS DESENVOLVIDOS: