Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

O município de Itaguaí está situado na Região da Costa Verde do estado do Rio de Janeiro e tem uma população estimada em 116 mil habitantes. Na cidade, funciona o Instituto Casa do Pai, uma organização não governamental que atua em áreas como saúde, educação, esporte e tecnologia, com destaque para projetos de inclusão digital, robótica e escola de programação. Após um encontro com representantes do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), os dirigentes do Instituto foram instigados para vir a Natal/RN conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e discutir possíveis parcerias.

As tecnologias assistivas produzidas por meio do Projeto RevELA, em parceria com o Ministério da Saúde, chamaram a atenção dos visitantes. As soluções tecnológicas são destinadas a pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e outras doenças raras e são aplicadas em áreas como órteses ativas e passivas, biorreabilitação motora e respiratória, registro nacional de pacientes com a doença e tecnologias para comunicação alternativa. “A gente viu que há muita sinergia, inclusive, nós já saímos daqui com o Projeto Autonomus, que a gente vai aplicar no nosso projeto de inclusão digital 50+, onde os nossos idosos vão poder se apropriar daquilo que foi construído aqui no Lais”, disse Waldemar Ávila, fundador e Relações Institucionais da entidade.

Além da ferramenta Autonomus, que auxilia as pessoas com ELA a se comunicar, o dispositivo Osseus, que contribui com a prevenção da osteoporose e economia dos gastos com a realização do exame de densitometria óssea, o duo teste para detectar sífilis e HIV, desenvolvido no âmbito do Projeto “Sífilis Não”, e as trilhas formativas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) também despertaram o interesse dos responsáveis pelo Instituto Casa do Pai. “A gente vê, sim, uma parceria que pode ser futuramente desempenhada, seria de vocês estarem conosco através das formações, que a gente precisa no Instituto, através dos nossos cursos”, destacou Keilane Goulart, diretora e fundadora do Instituto.

Os representantes do Instituto Casa do Pai e do LAIS/UFRN devem voltar a se reunir e avançar nas discussões de parcerias para levar ao Rio de Janeiro iniciativas desenvolvidas em solo potiguar, e em outros lugares do Brasil, que já apresentam resultados práticos para os usuários do Sistema Único de Saúde.