Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

A diretora de Ensino e Pesquisa e Inovação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Cristiane Carvalho, realizou, nesta quarta-feira (06), uma visita técnica ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). A unidade de pesquisa funciona em um dos subsolos do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que é vinculado à Rede EBSERH. Durante um pouco mais de duas horas, Cristiane Carvalho pôde conhecer as principais iniciativas desenvolvidas pelos pesquisadores do LAIS/UFRN, com aplicação direta na melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A diretora da EBSERH estava acompanhada de assessores e da superintendente do HUOL/UFRN, Eliane Pereira, que fez sua primeira visita oficial ao LAIS/UFRN, desde que assumiu a função, em setembro deste ano. “Essa interação entre ensino, pesquisa, extensão e assistência, eu acho que é muito salutar e o LAIS, realmente, ele tem muito a contribuir, já contribuiu muito com a saúde do nosso estado, com o SUS. São tecnologias muito inovadoras que vão trazer benefícios para a população; populações, muitas vezes, negligenciadas, como pacientes com ELA e sífilis”, declarou Eliane Pereira ao fazer um balanço sobre o que viu e ouviu durante a passagem pelas bases de pesquisa do Laboratório.

Entre os projetos destacados, estão ações direcionadas para a saúde auditiva; o tratamento e diagnóstico da osteoporose; a testagem simultânea de sífilis e HIV; além de tecnologias de comunicação alternativa para pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica; respirador mecânico portátil, com capacidade para atender dois pacientes, ao mesmo tempo; plataformas de regulação de leitos hospitalares e de aplicação de imunizantes e a caneta à plasma, usada para extração de cáries dentárias sem causar dor no paciente, preservando a parte saudável do dente e sem o barulho comum das canetas de alta rotação. Cristiane Carvalho, que é graduada em Odontologia, se mostrou muito interessada em saber detalhes sobre essas e outras inovações.

“Ter um centro como o LAIS, fazendo parte de todo esse complexo, que é o nosso HUOL, óbvio que traz um grande ganho nesse desenvolvimento de novas tecnologias e o interessante, na visita, é que a gente percebe que são novas tecnologias voltadas para o SUS, para o atendimento dos pacientes do SUS”, concluiu Cristiane Carvalho.