Curso é ofertado por meio do AVASUS, em uma parceria entre o LAIS/UFRN, a SEDIS/UFRN, a EBSERH e o Ministério da Saúde.
Por Dênia Cruz / ASCOM LAIS
O compromisso com a capacitação de profissionais da saúde fez do Curso de Pós-Graduação em Preceptoria em Saúde uma iniciativa inovadora e referência no Brasil. A Especialização, promovida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS), encaminha para, ainda em 2020, a formação de mais de 2 mil profissionais, das mais diversas áreas da saúde pública em vários estados do país.
O curso de pós-graduação – iniciado em setembro de 2018 – teve como objetivo aperfeiçoar a prática de preceptoria nos hospitais que integram a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O preceptor é um dos responsáveis por conduzir e supervisionar a atuação dos alunos nos hospitais de ensino. Com uma carga horária de 360 horas, os estudantes agora partem para a última etapa do curso, que compreende a produção, entrega e apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
Segundo o professor Ricardo Valentim, Coordenador do LAIS, o curso atendeu a uma demanda importante para a área de saúde no país. “Esse curso teve a maior oferta de vagas do Brasil, destinado para toda rede dos hospitais universitários. É uma produção do LAIS, junto com a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) por meio da UFRN. Foi o maior curso do país na área de formação de preceptores dentro de uma rede hospitalar, que preza pela inovação através da integração entre o ensino e o serviço”, afirmou ele.
Mais do que uma mera ação de formação, o curso de Preceptoria atendeu a uma demanda histórica da própria EBSERH. É o que explicou Caroline Valero, Coordenadora de Formação Profissional da rede de hospitais. Ela destacou que o curso capacitou grande número de preceptores, nas diversas áreas de atuação em saúde pública do país. “Os preceptores têm influência direta no aprendizado dos alunos que atuam nos nossos hospitais. Então, o curso trouxe um grande impacto na qualificação do cenário de prática dos nossos hospitais, haja vista que o objetivo da Especialização foi aprimorar a prática do exercício da preceptoria voltado ao desenvolvimento de competências educacionais e ampliação da produção de conhecimento”.
Para Rosires Barros, Coordenadora do curso de Preceptoria em Saúde, a Especialização cumpriu um papel importante para a saúde pública de todo o país. 250 vagas foram destinadas exclusivamente para UFRN, atendendo à regulamentação de 10% para instituição responsável por ministrar o curso. “Foi uma grande oportunidade de formar esses profissionais, trazendo uma reflexão sobre a prática da preceptoria. Tivemos 2.245 inscritos, sendo 250 da UFRN, instituição responsável por oferecer essa formação através do AVASUS. É importante destacar que 90% dos alunos são de atuação da rede EBSERH, e isso é fundamental, pois o curso é vinculado ao Ministério da Saúde. Na prática, impacta toda a rede de saúde”, afirmou.
A Professora destacou ainda o baixo índice de evasão do curso, dado que ganha ainda mais importância, uma vez que a Especialização é ofertada na modalidade a distância. “Dos 2.245 alunos matriculados, temos hoje 2.066 alunos terminando o curso, A evasão foi cerca de 8%, algo inédito em modelo de curso como esse. Nossa previsão é que até dezembro todas as defesas sejam apresentadas. Já temos 1.700 trabalhos em elaboração, sendo que alguns já estão prontos e agora vamos iniciar as defesas. Nossa avaliação é que o curso teve um alcance acima do esperado, com um saldo muito positivo”, completou.
De acordo com o Vice-coordenador do curso, Aldair Paiva, o modo como o curso foi oferecido também é um diferencial, permitindo acesso de profissionais em todo país. Ele explicou que havia, em toda a rede de hospitais gerida pela empresa pública, uma demanda alta para esse tipo de formação. “Destacamos que o curso foi 100% autoinstrucional. Percebemos que havia uma necessidade grande de profissionais que precisavam desenvolver habilidades pedagógicas para a aplicação da preceptoria no acompanhamento dos alunos em hospitais universitários. Daí a demanda por um curso que preparasse os preceptores. E por termos o ensino mediado por tecnologia isso possibilitou o alcance de alunos no Brasil todo. Ficamos muito mais próximos do aluno porque conseguimos saber que atividades estavam sendo realizadas, o que não seria possível num curso presencial. Teremos uma análise melhor do resultado do curso, de forma mais efetiva, quando os alunos estiverem aplicando seus planos de preceptoria na atuação prática”, explicou.
Os benefícios na formação de profissionais da saúde
A enfermeira e aluna da Pós-graduação em Preceptoria, Luciana Monteiro, de Minas Gerais, vê na educação um pilar para sua atuação como profissional da saúde. Ela fez o curso de Especialização visando melhor conduzir sua prática como formadora técnica de novos enfermeiros. A profissional ainda destacou a importância do curso em formato EaD (Educação a Distância), que permitiu o acesso dela e muitos outros profissionais em todo o Brasil. “Como eu atuo num hospital universitário, a gente trabalha muito com educação em saúde, lida diariamente com professores e os residentes multiprofissionais, por isso é fundamental saber conduzir o aprendizado. E os conteúdos que foram discutidos no curso fizeram com que essa prática ficasse mais dinâmica, aprimoraram as práticas pedagógicas, fazendo com que eu dominasse algumas técnicas que antes eu as não conhecia, potencializando o diálogo para favorecer essa autonomia dos estudantes, para que eu conseguisse agregar valores e qualidades nesse processo educacional de supervisão. Desenvolvi uma troca muito mais assertiva, autônoma e progressiva”, declarou ela.
O curso também veio contribuiu para as práticas diárias da Enfermeira Carla Araújo, que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital universitário no Rio Grande do Norte. Para a profissional, a formação atendeu a uma demanda necessária para sua atuação. “Nós somos automaticamente preceptores quando recebemos alunos em nosso ambiente de trabalho. Foi isso que me motivou a fazer o curso. Para estar preparada e conseguir reconhecer as demandas dos alunos, as dificuldades do setor e saber solucionar dentro de nossa realidade, pois lidamos com alunos o tempo inteiro na formação prática”.
Ela relatou ainda que estudar de forma virtual com o uso da plataforma digital AVASUS foi um fator positivo. “Eu não tive dificuldade alguma com a utilização da plataforma, que é de fácil compreensão. Tínhamos muita interação, fácil acesso aos professores, material didático completo de todas as formas: audiovisual, textual etc. Por ser um curso EaD, foi muito dinâmico e satisfatório, com material didático de qualidade, o que hoje é uma forma que está mais constante na nossa realidade. O curso foi extremamente válido, e ainda houve adequação diante da pandemia do coronavírus, o que auxiliou muito nossa conclusão”, colocou a enfermeira.
Estrutura pedagógica do curso
O curso de Especialização em Preceptoria em Saúde sustenta-se em metodologias ativas, monitoramento e avaliação em preceptoria, bem como em preceptoria na educação permanente em saúde, requerendo do aluno acesso a todas as ferramentas educacionais disponibilizadas ao longo dos módulos para uma trajetória de formação coesa e contínua. As atividades objetivam facilitar a aprendizagem do aluno durante o seu processo de formação. Os conteúdos são apresentados por meio de situações-problema, vídeos, textos, infográficos e outros recursos educacionais disponíveis no ensino mediado por tecnologia.
A avaliação é realizada com base no desempenho dos alunos ao longo dos módulos ofertados, bem como na análise e apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). O curso foi organizado nos eixos Básico, Metodologias Ativas, Fundamentos da Preceptoria, Avaliação e Plano de Preceptoria.
AVASUS: formação com qualidade e compromisso
O Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) é uma plataforma digital que une educação, tecnologia e saúde. Ela oferece cursos totalmente gratuitos ministrados por instituições de ensino com referência em educação a distância (EaD) em todo o Brasil, direcionado a estudantes e profissionais de saúde de todas as áreas, bem como ao público em geral.
O AVASUS foi idealizado pelo Ministério da Saúde e desenvolvido pelo LAIS, em parceria com a SEDIS/UFRN, e tem o objetivo de contribuir com a formação de trabalhadores da saúde, com a gestão e com a assistência no SUS.
Sobre a EBSERH
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), fundada em 2011, atua na gestão de hospitais universitários federais. Ela tem como objetivo aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas, em parceria com as universidades em todo o país.
Atualmente, a empresa pública administra 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à rede EBSERH.