Na terça-feira (22), o diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Ricardo Valentim, em conjunto com uma equipe de pesquisadores, reuniram-se com a secretária de saúde de Parnamirim, Terezinha Rêgo. A reunião teve como objetivo o alinhamento da parceria firmada entre o município e o LAIS, para implementação do sistema Salus. “Com essa visita veio a excelente notícia da confirmação do município de Parnamirim como piloto para a implementação do projeto Salus”, afirma Terezinha.

De acordo Valentim a plataforma Salus 2.0 realiza o monitoramento inteligente de agravos na atenção básica e vigilância epidemiológica, tendo por finalidade ser uma ferramenta de gestão pública. “Por meio da plataforma é possível fazer a  mediação e melhor gestão dos casos de sífilis no município, de modo a auxiliar também na eliminação da transmissão vertical do agravo”, argumentou.

Ainda segundo o diretor executivo do LAIS, para melhor gerenciamento dos casos de pessoas com sífilis e acompanhamento por parte dos técnicos e servidores que trabalham nesse processo, será implementada uma sala de situação em Parnamirim.

Exportando tecnologia

O LAIS já firmou parcerias com outros municípios para implementação do sistema Salus, como é o caso de Natal, São Gonçalo do Amarante, Jaboatão dos Guararapes (PE), Campo Grande (Mato Grosso do Sul) e Mesquita (RJ).