Por Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Aprovada a abertura do Doutorado Profissional  do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgGIS). A proposta para a criação da nova formação foi apresentada em 2023 e aprovada pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes. O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) é centro colaborador do PPgGIS e diversos membros do quadro docente do Programa são, também, pesquisadores do LAIS.

O doutorado seguirá as mesmas linhas de pesquisa já em andamento no mestrado profissional, desenvolvendo pesquisas nas áreas de ensino na saúde, gestão em saúde e tecnologia em saúde. O programa é de natureza interdisciplinar, compreendendo a saúde como um todo e com as diferentes áreas de concentração no ensino.  A proposta do novo curso foi escrita pelos coordenadores, professores José Adailton da Silva e Heleni Aires Clemente. O próximo passo é a abertura do primeiro edital, que deverá ofertar 15 vagas, no primeiro semestre de 2025.  

De acordo com professor Adailton da Silva a aprovação do doutorado demonstra o fortalecimento do programa e a continuidade das linhas de pesquisa. “ Com o  doutorado conseguiremos impactar muito mais na área de concentração de gestão e inovação em saúde, considerando que agora as pesquisas podem ser mais duradouras e mais robustas. Teremos a continuidade das pesquisas já realizadas durante o mestrado, agora com maior aprofundamento”. 

Os bons resultados do mestrado também foram fator fundamental para a expansão do programa de pós-graduação. O coordenador do programa destaca todo o esforço realizado pelo corpo docente, com a produção científica e os projetos de pesquisa em contínua realização. “Neste aspecto, o LAIS tem fundamental importância porque são exatamente nos projetos do Laboratório que os professores do programa, direta ou indiretamente vinculados, realizam as suas pesquisas. A gente produz pesquisas para gerar um impacto imediato e direto nos serviços em que os estudantes estão inseridos”. 

 

Instituições parcerias

Um dos fatores influenciadores para a aprovação da proposta é o apoio institucional que o Programa de Pós-Graduação recebe. No caso do PPgGIS, os apoios vieram de diversas instituições, em todo o Brasil, como demonstra a listagem abaixo:

 

SAPS – Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde

ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos

Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde

Escola de Saúde do Paraná

ETSUS – Blumenau

Univasf – Universidade Federal do Vale do São Francisco

IFHT – UERJ – Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias

Secretaria Municipal de Saúde de Natal

Sindusfarma

Hospital de Pelotas

Secretaria de Saúde Pública  do RN

Secretaria de  Estado do Desenvolvimento  Econômico do RN

FAPERN – Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN

Secretaria de Saúde Pública do Mato Grosso

PRograma de Pós Graduação em Enfermagem da UFES