Por Letícia Meira e Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Os direitos humanos representam os fundamentos essenciais de uma vida reconhecida, protegida e digna para todos os seres humanos. No mês de dezembro celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma conquista que reafirma a igualdade perante a lei. Por isso, o período foi escolhido pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) do Rio Grande do Norte (RN) para homenagear pessoas e instituições que trabalham em prol dos avanços sociais. Entre os homenageados da edição de 2023, está a jornalista, servidora pública e pesquisadora em comunicação e educação Kaline Sampaio.

Kaline, que é pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e servidora da Secretaria a Distância (SEDIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi homenageada com a entrega da Comenda Mery Medeiros na categoria de Comunicação e Direitos Humanos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas para a disseminação e visibilidade de políticas e ações voltadas à saúde pública, seja por meio de comunicação científica ou de educação por meio das mídias.

Para Kaline Sampaio, a atribuição da “Comunicação e Direitos Humanos” representa o resultado de um trabalho coletivo realizado pelo Laboratório por meio de projetos e iniciativas de comunicação. “Essa comenda apenas reafirma nosso compromisso no LAIS e na UFRN de pensar a comunicação como um catalisador para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU”, ressalta a pesquisadora. Além disso, ela destaca que esse reconhecimento “fortalece ainda mais a urgência em desenvolver pesquisa aplicada em saúde para conceber políticas públicas embasadas na ciência”.


O evento reuniu representantes da associação para idosos, comunidade muçulmana, ocupação de mulheres, igualdade racial, membros da UFRN e contou, também, com a presença da Governadora do RN, Fátima Bezerra.

Em sua fala, a governadora abordou a importância da sociedade civil para perpetuar a preservação da memória e da justiça, assegurando o direito a uma história verdadeira e a uma vida digna e feliz. “Estamos aqui hoje implementando uma política, que é uma política de compromisso com a defesa da democracia e, portanto, um compromisso com os direitos humanos: os direitos sociais, políticos, ambientais enquanto categoria fundamental para garantir uma existência com direito à felicidade e com dignidade para todas as pessoas”, destacou Fátima Bezerra durante seu pronunciamento.

Para o diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, a comunicação sempre foi uma das linhas de pesquisas fundamentais, tanto para disseminar a divulgação científica e dar conhecimento à sociedade sobre o que é produzido no LAIS e na UFRN, como para impulsionar políticas públicas de saúde, atendendo às necessidades da comunidade. “A  comunicação é uma ferramenta importante para educar a população, para esclarecer quanto ao enfrentamento de crises de saúde pública, como evitar dengue, como evitar covid-19, e uma série de questões sobre a imunização. Por isso a importância de mais esse reconhecimento social da qualidade de nossas pesquisas e ações em comunicação, vindo por meio da homenagem à nossa pesquisadora Kaline Sampaio”, finalizou. 

Pesquisa em Comunicação com resultados na prática

A entrega da Comenda Mery Medeiros para a pesquisa em comunicação desenvolvida no LAIS é um reflexo de uma série de projetos e ações construídos ao longo de muito tempo e que trouxeram resultados concretos para a sociedade, materializados também com o auxílio da comunicação. A seguir, estão alguns exemplos desses resultados:

Cooperação internacional para formar agentes voluntários de saúde na Tanzânia: após o contato de Rafael Silva, missionário brasileiro na Tanzânia, uma equipe do LAIS viajou até o país africano para produzir um curso no idioma suaíle, em conjunto com os próprios tanzanianos, e formar agentes de saúde nas comunidades rurais do local. O trabalho foi registrado no documentário Olhares: Educação em Saúde para Transformar o Futuro e os cursos estão disponíveis no AVASUS: a versão original, Shughuli ya afya ya kujitolea kwa jamii katika maeneo ya vijijini, e as versões em português A atividade do voluntário de saúde comunitária em localidades rurais e em inglês The activity of the community health volunteer in rural locations.

Educação em saúde no sistema prisional: ações do LAIS com parceiros que atuam na melhoria dos serviços no sistema prisional, garantindo dignidade, educação e saúde para a ressocialização da população privada de liberdade, além de formação para policiais penais, gestores e profissionais de saúde que trabalham na área resultaram numa trilha formativa com 4 módulos no AVASUS e no documentário Além do Concreto.  

Campanhas publicitárias, webséries e documentários para a prevenção, testagem e tratamento de sífilis e outras IST: com pesquisas acadêmicas, validações técnico-científicas e iniciativas de educação por meio das mídias,  a equipe de pesquisadores de comunicação do LAIS desenvolveu um vasto material sobre sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis que atingiu milhões de pessoas. Exemplos são o documentário Ser quem se é, sobre a atuação na Parada LGBT+ de São Paulo,  a campanha Sífilis: desenhamos para você, que teve mais de 17 milhões de impressões nas redes sociais, a websérie Um passo à frente, registro de trabalhos de apoio institucional pelo Brasil, e o videoclipe Sem vacilação, com quase 2 milhões de visualizações no YouTube. A trilha Sífilis e outras IST conta com 100 módulos educacionais no AVASUS.

Sensibilização e conscientização sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA): dois documentários mostram a realidade de pacientes, cuidadores, profissionais de saúde e associações que convivem com a ELA e lutam por mais qualidade de vida e políticas públicas de saúde voltadas para esta doença rara: ELA e Um Olhar para Ela. Também há uma trilha formativa específica para doenças raras no AVASUS.

Atendimento a refugiados ucranianos na Polônia: Pesquisadoras da base de Audição e Linguagem do LAIS integraram a equipe da professora King Chung, dos Estados Unidos, em uma missão humanitária na Polônia que fez testes auditivos em mais de 550 pessoas, entre crianças, integrantes da comunidade judaica e refugiados vindos da Ucrânia após os bombardeios russos. O resultado está no documentário Heart of Hearing: Audiologia Humanitária na Polônia.  

A importância da regulação de leitos, da vacinação e da educação mediada por tecnologias durante a pandemia de covid-19: durante a pandemia do coronavírus que atingiu o mundo em 2020, o LAIS se destacou pelas ações desenvolvidas no Rio Grande do Norte e em todo o Brasil. Uma delas foi a implementação do sistema RegulaRN, que trouxe transparência e eficiência para a regulação dos leitos de covid no estado, documentada no vídeo Movidos à vida. A plataforma RN mais Vacina foi exportada para o Espírito Santo, como mostra o Vacina e Confia: inovação em Saúde no ES. O laboratório também produziu cursos sobre uso seguro de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), higienização hospitalar, cuidados com idosos e gestantes, realização de testes, capacitação de vacinadores e muitos outros tópicos relacionados à pandemia do novo coronavírus, disponíveis na trilha formativa covid-19 no AVASUS. 

Cursos produzidos com educação por meio das mídias: uma equipe de pesquisadores especializados em educação, comunicação e saúde combina a linguagem das mídias com estratégias de educação para produzir os módulos educacionais que estão no AVASUS, como já foi exemplificado anteriormente. Profissionais do SUS, gestores, estudantes e a população em geral podem se qualificar gratuitamente em temas como IST, doenças raras, covid-9, microcefalia, tuberculose, aspectos da gravidez e puerpério, entre outros. Os cursos contam com e-books, recursos interativos, vídeos, animações, infográficos, podcasts e outras mídias com o objetivo de tornar a educação mediada por tecnologias em um processo eficaz e prazeroso. 

Comunicação e educação a partir de eventos científicos: a equipe de comunicação do LAIS também idealiza e produz eventos científicos, como seminários, palestras, conferências, bate-papos ao vivo, coletivas de imprensa e demais ações que são transmitidas ao vivo, gravadas e disponibilizadas como Recursos Educacionais Abertos nos canais do laboratório e como módulos no AVASUS.  

Ainda na comunicação, foram defendidas, nos últimos três anos, dissertações de mestrado e teses de doutorado, todas dentro de cooperações internacionais realizadas entre o Laboratório e instituições como a Universidade Aberta de Portugal e a Universidade Complutense de Madri. Apesar de se tratarem de pesquisas acadêmicas, todos os trabalhos resultaram em um produto prático, de comunicação, havendo uma intervenção direta na sociedade.