Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

Vitória, capital do Espírito Santo recebeu, nos dias 4 e 5 de maio de 2023, o VII Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do ES. O evento reuniu gestores e técnicos municipais e estaduais da área para debater a temática “SUS: Caminhos para a universalidade, integralidade e equidade”. Dentro desse contexto, o público presente pôde conhecer algumas das atualizações realizadas na plataforma que faz o monitoramento da imunização no estado capixaba, trata-se do sistema Vacina e Confia, desenvolvido por meio de uma parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e que chega, agora, à versão 2.0.

As novidades estarão disponíveis para os gestores de saúde do Espírito Santo até o fim deste mês. Entre as principais alterações, destacam-se: melhorias na gestão do estoque; no gerenciamento de pedidos; aplicação de vacina e na visualização dos relatórios. Segundo o coordenador do Programa Estadual de Imunizações (PEI/ES), Manoel Coutinho Júnior, “a plataforma Vacina e Confia é customizada na medida da necessidade do usuário, tanto os profissionais que são referências técnicas em imunização, quanto para nós, gestores estaduais, o sistema fornece informações em tempo real e nos permite obter relatórios das coberturas vacinais mais próximos da realidade”.

Para o público em geral, a grande mudança será a disponibilização de um novo cartão digital de vacinação, com alertas e notificações para auxiliar no controle e atualização do esquema vacinal. De acordo com o pesquisador Fernando Lucas de Oliveira, que representou o LAIS/UFRN no evento, “essas atualizações são fruto das pesquisas realizadas pela nossa equipe de experiência do usuário e com nossos desenvolvedores, proporcionando o desenvolvimento de uma versão mais integrada, inteligente, em uma interface amigável e com redução de etapas percorridas pelo usuário ao acessar a ferramenta”.

O sistema Vacina e Confia 2.0 é apresentado em um momento de comemoração, já que a plataforma completa 2 anos de implantação, com mais de 4 milhões de pessoas cadastradas. No Vacina e Confia, são apresentados dados sobre a vacinação contra a covid-19, a influenza, a poliomielite e o sarampo nos 78 municípios do estado.

Cooperação técnica

O Vacina e Confia é desenvolvido como resultado de uma cooperação técnica que envolve: a Secretaria da Saúde (Sesa/ES), por meio do Programa Estadual de Imunizações (PEI); a Subsecretaria de Vigilância em Saúde; a Gerência de Tecnologia da Informação, junto ao Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest); o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).