Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

O grupo de trabalho coordenado por pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) reuniu-se, na manhã desta terça-feira (04), para discutir os impactos da formação humana em saúde na melhoria do atendimento à comunidade. Os especialistas querem medir como a oferta de cursos autoinstrucionais para profissionais do Programa Mais Médicos, via Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), contribuíram para a qualidade dos serviços prestados a quem é atendido no Sistema Único de Saúde.

O coordenador do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS/UFRN), José Adailton da Silva, falou sobre esse trabalho: “esse grupo de pesquisadores do LAIS/UFRN já vem atuando há bastante tempo e tem o objetivo de construir um cronograma para analisar algumas questões inerentes a essa formação médica”. A vice-coordenadora do PEPSUS/UFRN, Rosires Barros, complementou: “a intenção é saber como essa iniciativa vai impactar nos novos profissionais que estão em atividade de residência e estágio, na rede hospitalar”.

Já Laianny Maia, doutoranda do curso de Saúde da Família que integra a Rede Nordeste em Saúde da Família (RENASF) no núcleo da UFRN, é uma das pesquisadoras que devem produzir publicações até o fim deste ano. De acordo com ela, esse é um ambiente importante para a discussão da produção científica: “aqui eu posso delimitar mais o objeto do meu estudo e daqui sairão produtos futuros que eu vou originar a partir da minha pesquisa”.

Segundo a pesquisadora do LAIS/UFRN, Thaisa Lima, o Laboratório vem se fortalecendo nos últimos dois anos ao analisar dados que conectem a qualificação dos profissionais de saúde com o serviço prestado ao público. “Nós temos muitos dados em relação à formação humana em saúde na Atenção Primária em Saúde e isso vai gerar os artigos nessa linha de análise de política pública, análise de dados de impacto na saúde e indução de política pública”, explicou.

O diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, espera que os artigos produzidos por esse grupo de trabalho sejam publicados em revistas de alto impacto científico. Desse forma, será possível contribuir com a melhoria dos processos de trabalho no SUS.