Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

Uma comitiva de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) desembarcou, nesta segunda-feira (12), na cidade do Porto, região norte de Portugal, com a tarefa de avançar na discussão de pontos para a elaboração de um acordo de cooperação técnica com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), conhecido como a principal instituição portuguesa a atuar na produção de soluções nas áreas de Informática, Engenharia, Redes de Sistemas Inteligentes e Energia.

Miguel Coimbra, pesquisador do INESC TEC e docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), conduziu as rodadas de negociação, sob o acompanhamento de Vladimiro Miranda, diretor associado e responsável pelas Relações Internacionais do Instituto que participou do encontro de maneira remota, por motivos de saúde. A agenda de trabalho foi dividida em dois momentos, o primeiro foi marcado pela exposição dos chamados pontos de contato, áreas de atuação que aproximam o LAIS ao INESC TEC. O segundo foi destinado à definição dos papéis do Laboratório e do Instituto na execução do plano de trabalho.

O Auditor-Geral do Sistema Único de Saúde (AudSUS), Cláudio Costa, que também é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), apresentou detalhes sobre uma parceria, em andamento com o LAIS/UFRN, para implementar um sistema de monitoramento e eficiência da aplicação dos recursos públicos investidos na saúde, como a auditagem do programa Farmácia Popular, por exemplo. Para Cláudio Costa, “essas são parcerias importantes que vão dar melhor condição de trabalho para a realização de auditorias no SUS”.

Essa é uma das iniciativas que devem receber o apoio do Instituto português. De acordo com Miguel Coimbra, Portugal passou por uma série de transformações no que diz respeito à digitalização dos serviços de saúde, à detecção de fraudes e à melhoria de interoperabilidade das soluções tecnológicas no setor. “Levar essa experiência para uma realidade tão diferente, com uma maior dimensão, como a do Brasil, é algo que nos entusiasma e nos motiva a contribuir com a modernização da saúde brasileira”, enfatiza o pesquisador lusitano.

Após algumas horas de conversas e alinhamentos, o diretor executivo do LAIS/UFRN e coordenador da missão de cooperação com a instituição portuguesa, Ricardo Valentim, avaliou a reunião como bastante produtiva: “o LAIS tem muita interseção com os pesquisadores do INESC TEC, com base nisso, nós fizemos um desenho de como será o plano de trabalho, com base na Ciência de Dados, Big Data, pensando, sempre, em como melhorar a oferta dos serviços de saúde pública e a governança”, concluiu.

Em julho de 2022, uma equipe do LAIS/UFRN esteve na sede do Instituto que funciona dentro das instalações da Universidade do Porto e iniciou a construção do acordo de cooperação técnica que deverá ser assinado até o fim deste ano, durante uma visita do dirigente do INESC TEC, Vladimiro Miranda, ao Brasil.