Por Jordana Vieira (Ascom/LAIS)

Na manhã de hoje (14), foi realizada uma homenagem póstuma a Alessandre Medeiros, ex-chefe do Centro de Controle de Zoonoses de Natal/RN, proposta pelo diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Ricardo Valentim.

A entrega de uma ilustração, que retrata o homenageado, aconteceu no auditório do Centro de Controle de Zoonoses. A intenção foi reverenciar o legado deixado por Alessandre Medeiros, em âmbito nacional, no cenário da prevenção e vigilância das arboviroses, como a dengue. Estiveram presentes na solenidade, familiares e ex-colegas de trabalho do pesquisador.

Alessandre Medeiros foi vítima de câncer e morreu aos 49 anos, em maio de 2021. Durante 30 anos ele trabalhou a favor da saúde pública, um de seus grandes feitos foram as armadilhas para a captura de ovos do mosquito transmissor da dengue, vírus zika e chikungunya. Além disso, ele deixou um banco de dados com informações de um período de quatro anos de pesquisa sobre ovos, mosquitos, internações e casos de dengue.

O reconhecimento internacional veio a partir de um artigo publicado em um caderno da revista científica Nature, conhecido como Scientific Reports, um ano após sua morte. A publicação foi desenvolvida por pesquisadores do LAIS, com base nos dados coletados por Alessandre.

De acordo com o diretor executivo do LAIS, “essa publicação comprova a efetividade do modelo desenvolvido pelo centro de zoonoses, em Natal, liderado por Alessandre, como medida de política pública a ser utilizada em âmbito estadual, nacional e até mesmo internacional, em lugares que tenham similaridades com as arboviroses.”

Durante o evento, Marluce Maria Nogueira de Medeiros, mãe do homenageado, reforçou o orgulho que sente do legado científico deixado pelo seu filho e incentivou outros pesquisadores a continuarem trabalhando em favor da saúde pública.