Pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) se reuniram no último dia 10 de março, com Jalmir Simões, secretário de Saúde do município de São Gonçalo do Amarante, na região Metropolitana de Natal. O objetivo do encontro foi o alinhamento de atividades para implementação do sistema Salus, para monitoramento dos casos de sífilis na cidade da Grande Natal.
Pelo LAIS, esteve presente no encontro o diretor executivo do laboratório, Ricardo Valentim, e os pesquisadores responsáveis pela gestão do sistema em questão. Além do titular da pasta da saúde de SGA, estiveram na reunião também gestores que atuam na atenção básica e vigilância epidemiológica do município.
Durante a reunião, o pesquisador Fernando Lucas, do LAIS, foi o responsável por apresentar a plataforma e suas funcionalidades. Ele destacou em sua fala a possibilidade de acompanhar toda a evolução do paciente dentro do sistema de saúde, a partir da realização do diagnóstico.
Segundo o coordenador do laboratório, a parceria marca mais uma importante ação conjunta com o município de SGA. “São Gonçalo do Amarante tem sido um parceiro estratégico, pois temos implementado muitas das atualizações dos nossos sistemas em conjunto com este município. O Salus será um ganho para a saúde pública da cidade, uma vez que trará maior controle aos processos desenvolvidos para acompanhamento de pacientes com sífilis, possibilitando o tratamento mais adequado dentro da rede municipal”, destacou Valentim.