Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
No Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), a comunicação é trabalhada como uma ferramenta de integração entre os produtos resultantes das pesquisas aplicadas e a sociedade, que é beneficiada diretamente pelo desenvolvimento de tecnologias implementadas para resolver problemas reais na área da saúde pública. E foi esse olhar para a comunicação que motivou a visita ao Laboratório de duas representantes da RNP, a Rede Brasileira para Educação e Pesquisa, nesta quarta-feira (21).
De passagem por Natal/RN, para a participação de um evento, as analistas de comunicação da RNP, Karine Rodrigues e Mayara Aguiar, tiveram contato com as iniciativas desenvolvidas na área de inovação com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), visto que o Ministério da Saúde (MS) é o principal parceiro de projetos executados por pesquisadores do LAIS/UFRN. Durante o trajeto pelas bases de pesquisa, as visitantes registraram imagens e entrevistas que vão compor um conteúdo audiovisual que será publicado, em breve, nas redes sociais da RNP.

Representantes da RNP conhecem bases de pesquisa do LAIS/UFRN. Foto: André Gavazza.
“É muito legal, a gente estar aqui e entender o esforço da comunidade acadêmica, em todos os âmbitos e, aqui no LAIS, entendo esse impacto na saúde, especificamente; para a gente é uma oportunidade de compreender o tamanho de todos esses projetos que têm um reflexo positivo na vida das pessoas, é muito enriquecedor”, comentou Mayara Aguiar. Na visita, foram apresentados dispositivos tecnológicos como o Osseus, que auxilia na triagem de casos de osteoporose, e o duo teste, solução tecnológica para a testagem rápida e simultânea de sífilis e HIV, além de tecnologias empregadas no cuidado da saúde auditiva.
De acordo com Karine Rodrigues, o trabalho desenvolvido no LAIS/UFRN está conectado à atuação da Rede Brasileira para Educação e Pesquisa. “Tem muita conexão com a RNP, no sentido de que a gente busca entender um pouco dessas iniciativas, que vêm de dentro das universidades federais, institutos de pesquisas, e conectar e impulsionar essas iniciativas para além; quando a gente vê de perto esses projetos, a gente entende o impacto real disso para a sociedade”, concluiu.
Sobre a RNP
A Rede Brasileira para Educação e Pesquisa conecta universidades e instituições de ensino, pesquisa e inovação, em uma comunidade, o Sistema RNP, por meio de internet e serviços seguros disponíveis em todo o território nacional com o objetivo de contribuir para a ciência e a educação no país.
O Sistema RNP, do qual a UFRN faz parte, permite trabalhar de forma colaborativa com alunos, professores, especialistas e pesquisadores na produção de conhecimento e desenvolvimento de competências usando tecnologias emergentes. É por meio dessa rede acadêmica nacional que a ciência brasileira se integra aos seus parceiros globais em alto desempenho.