Pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) estão entre os vencedores do chamamento público do Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), para produção de materiais de comunicação sobre prevenção da sífilis para veiculação em rádios brasileiras. O resultado com os indicados foi divulgado na última terça-feira (7).

O LAIS estava concorrendo com a produção dos pesquisadores Deyse Moura (que também é doutoranda em Média-Arte Digital, em cooperação da UFRN com a Universidade Aberta de Portugal), Paula Morena, Paulo Guerra e Ricardo do Carmo (alunos do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde – PPgGIS). O grupo contou ainda com a participação de Paulo Santiago, servidor na Escola de Música e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), que contribuiu com a captação das vozes do programa. A modalidade escolhida pelo grupo para participar do concurso foi o podcast.

Dos 51 conteúdos recebidos na fase inicial, foram selecionados para a terceira fase 16 finalistas de 15 instituições de ensino. Destes, foram eleitos os seis melhores conteúdos pelo júri de formadores de opinião. O chamamento público teve a participação de 18 estados, 35 municípios e 44 instituições de ensino superior, públicas e privadas, de todas as regiões do país. Além de podcast, poderiam ser apresentadas peças em formato spot e reportagem.

“Escolhemos podcast por ser o produto que eu já havia decidido trabalhar como produto do meu mestrado. Assim, o concurso surgiu como uma excelente oportunidade para acompanhar todo o processo de produção e a equipe, como um todo, contribuiu nessa construção”, comenta Paula Morena.

Deyse Moura, que também é jornalista e locutora, produziu o casting de convidados, o roteiro e apresentou o podcast. “Acredito muito nesse formato, que é a nova forma de ouvir rádio e tem tudo para crescer ainda mais. Ter participado do concurso e contribuído com um conteúdo que vai ajudar a informar sobre a sífilis de forma técnica e leve é com certeza nosso maior retorno”, reforça a pesquisadora.

Divulgação
De acordo com o MS e a OPAS/OMS, tendo em vista a pandemia de COVID-19, o plano de divulgação dos seis conteúdos vencedores será definido posteriormente. Os vencedores também serão contemplados com a participação, com todas as despesas pagas, no 12º Congresso de HIV/Aids e no 5º Congresso de Hepatites Virais (1º Congresso de IST), que estavam programados 20 e 23 de julho de 2020, em Belém, Pará, mas que também foram adiados em razão da emergência internacional de saúde pública e terão novas datas anunciadas futuramente.

Haverá ampla divulgação dos 16 trabalhos finalistas, com destaque especial aos seis vencedores nas categorias spot, reportagem e podcast, no Laboratório de Boas Práticas da OPAS/OMS, hospedado no Portal de Inovação da Gestão do SUS.