Por Valéria Credidio/ Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN
Mais de 12 milhões de doses de imunizantes aplicadas no estado do Espírito Santo estão registradas na plataforma Vacina e Confia, um sistema integrado para governança, monitoramento e transparência do processo de imunização em todo o estado capixaba. Esses dados foram apresentados durante o “Encontro com Referências Regionais e Municipais em Imunização e APS do Espírito Santo” como um case de sucesso no uso da inovação em saúde.
A plataforma Vacina e Confia é resultado de uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e o Governo do Estado do Espírito Santo, proporcionado a implementação do sistema responsável por planejar e monitorar todo o processo de vacinação da população.
Implementada desde 2021, a plataforma vem passando por processos de atualização, procurando, sempre, atender todas as demandas e necessidades da sociedade. A apresentação do pesquisador do LAIS, Fernando Lucas, durante o evento, reforçou justamente essa atualização constante da plataforma e sua importância como ferramenta de integração, acessibilidade e transparência.
Durante a palestra, intitulada “Conhecendo os novos recursos do Vacina e Confia ES 2.0: uma proposta mais humanizada”, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor os novos recursos da plataforma, bem como entender como as novidades da versão Gestão 2.0. “Vacina e Confia será uma plataforma ainda mais humanizada, centrada na experiência do cidadão e profissionais de saúde do Espírito Santo, proporcionando maior integração, transparência, controle social e governança do processo de vacinação capixaba”, reforçou o pesquisador do LAIS.
Muito mais do que um momento para conhecer as atualizações à disposição dos gestores, o encontro proporcionou momento de depoimentos e reconhecimento quando à importância da plataforma. Lylyanne Garcia Muzi Lopes, coordenadora da Imunização do município de Iúna/ES, relatou a dificuldade de quando assumiu suas funções e de como a plataforma transformou a realidade local. De acordo com seu relato, o município, historicamente, não alcançava as metas de cobertura vacinal, cenário que foi transformado pelo acesso à informação. “Quando eu vi que tínhamos alcançado mais 90% da cobertura, eu chorei. Chorei de alegria por saber que todo o trabalho valeu a pena”, relatou a gestora.
A equipe do LAIS também foi responsável por ministrar um workshop com a equipe do Programa Estadual de Imunização do Espírito Santo para estabelecer as prioridades quanto às atualizações do Vacina e Confia. Essa atividade ficou sob a responsabilidade dos pesquisadores do LAIS Alex Amorim e o Lyezio Gonzaga.