Por Heloísa Lemos – Ascom/LAIS
Entre os dias 28 e 29 de março, pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) estiveram em Jaboatão dos Guararapes (PE) para realizar o treinamento do sistema Salus 2.0. Os dois dias de oficina visaram a implantação da fase dois da incorporação tecnológica do sistema para monitoramento inteligente de agravos na atenção básica e na vigilância epidemiológica, com foco na capacitação de gestores e profissionais de saúde que atuam na atenção primária e na gestão de casos de sífilis em estabelecimentos de saúde que são referência para tratamento do agravo.
Na ocasião, o pesquisador do LAIS, Fernando Lucas, explicou que “já estivemos em Jaboatão no fim do ano passado, para realizar essa oficina com outras equipes da vigilância e de três Unidades de Saúde da Família (USF). Contudo, sentimentos a necessidade de voltar para treinar os técnicos e servidores da Vigilância em Saúde, do Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/AIDS (CTA) e do Hospital Memorial Guararapes, como forma de expandir a parceria e melhorar o atendimento e acompanhamento dos pacientes com sífilis”.
A chefe do CTA – IST/AIDS de Jaboatão dos Guararapes, Carolina Guilherme, acompanhou os dois dias de treinamento e foi entusiasta da aplicação do Salus: “Sem dúvidas, o sistema chega para agregar e facilitar tanto a vida dos técnicos e servidores que irão trabalhar na notificação dos casos de sífilis, quanto para os pacientes, que agora terão a chance de serem melhor acompanhados em qualquer unidade de saúde pública em que estiverem, dentro do nosso município”. Carolina ainda completa informando que “por ter um caráter agregador, o Salus foi bem recebido. Percebemos que os desenvolvedores são aptos a adequações e, particularmente, eu solicitei algumas. Hoje só temos a agradecer por essa parceria, que será um sucesso”, finaliza.
Parceria renovada
Em 2021, a equipe de pesquisadores do LAIS realizou o treinamento e implementação do sistema Salus com a equipe técnica das USF de Catamarã, Ponta Larga e Nova Divinéia 1, bem como os próprios atores da vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Jaboatão dos Guararapes. Na ocasião, o grupo do LAIS foi recebido pela Secretária Municipal de Saúde, Zelma Pessoa.
Salus 2.0
O Salus é uma solução de saúde digital para monitoramento inteligente de agravos na atenção básica e vigilância epidemiológica centrada na experiência do cidadão e profissionais de saúde.