Por Jordana Vieira – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Melhorar a usabilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), plataforma de Educação a Distância que oferece cursos de qualificação e atualização para os trabalhadores e profissionais de Saúde, torna o aprendizado mais acessível e eficiente, impactando, positivamente, na qualificação desse público. Essa foi a proposta que Heloise Macena, pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), desenvolveu em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS/IFRN).

O trabalho intitulado “Tecnologia e Educação em Saúde: Um Estudo Sobre Usabilidade no AVASUS”, orientado pela professora Danielle Freitas, tem o objetivo de desenvolver uma análise sobre a interface entre tecnologia e educação em saúde, focando na usabilidade do usuário na plataforma AVASUS. Segundo Macena, os benefícios de atualizar a interface da plataforma alcançam tanto os profissionais de saúde quanto a população em geral. “Com uma interface mais intuitiva, há um maior engajamento dos usuários, o que pode levar a um aumento na taxa de conclusão dos cursos e, consequentemente, a uma melhor formação dos profissionais que atuam no SUS. Isso fortalece a educação permanente em saúde e, a longo prazo, contribui para um atendimento mais qualificado à população”, reforça.

A graduada ainda acrescenta que seu desejo de desenvolver uma pesquisa voltada para esse tema surgiu não só por atuar nas áreas de experiência do usuário (UX) e de interface do usuário (UI) há mais de 5 anos, mas também por ser pesquisadora do LAIS há cerca de 3 anos. Nesse contexto, após receber uma nova tarefa relacionada ao AVASUS, percebeu que seria gratificante contribuir de alguma forma para a especialização e qualificação dos profissionais que atuam no SUS. “Ao receber a demanda para o redesenho do AVASUS, percebi que a plataforma tem um potencial enorme, pois seu foco na oferta de cursos para a capacitação dos profissionais de saúde é fundamental tanto para esses profissionais quanto para nós, enquanto cidadãos”, enfatiza.

Os principais problemas apontados pelo estudo da pesquisadora incluíam a dificuldade de navegação devido ao excesso de informações na página inicial, a complexidade no processo de inscrição nos cursos e os desafios enfrentados pelos usuários para acessar seus certificados após a conclusão dos processos formativos. Como resposta a essas questões, Heloise Macena propôs em seu TCC, uma reformulação da interface, com foco na clareza da navegação, simplificação do layout e otimização do processo de certificação, visando uma experiência mais fluida e intuitiva para os usuários.