Por Gabriel Mascena – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) esteve presente, nesta terça-feira (22), na 2ª Oficina de Planejamento do SUS Digital no Rio Grande do Norte. O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) e direcionado aos gestores e técnicos das Secretarias Municipais e Estadual de Saúde do RN, teve como objetivo a construção e validação dos Planos Macrorregionais de Ação de Transformação para a Saúde Digital, que integram o programa SUS Digital no estado. Realizada pela manhã, no Hotel Holiday Inn, em Natal/RN, a oficina reuniu diversas instituições para discutir vivências em comum de cada município para a elaboração de um plano de saúde digital em nível estadual.

Inaugurando o evento, o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, fez parte da mesa de abertura, que também contou com a participação de representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS/RN), da Unidade de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (UGTSIC-Sesap/RN), da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RN), do Conselho Estadual de Saúde (CES/RN) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RN).

Em sua fala, Valentim pontuou as iniciativas do LAIS, da Sesap/RN e dos municípios na integração e utilização de tecnologias para digitalizar os processos de saúde, especialmente, durante a pandemia de covid-19. O pesquisador destacou as ferramentas como o RN Mais Vacina e o Regula RN, que foram fundamentais para o controle da vacinação e a regulação de leitos no estado. “Durante a pandemia de covid-19, nós vimos uma das ações mais cooperativas do Brasil; então, tínhamos estado, municípios, ministérios públicos, o judiciário, a sociedade e o setor produtivo unidos por uma causa”, ressaltou.

De acordo com Leidiane Queiroz, secretária adjunta de Saúde no RN, a oficina visa a integração entre as realidades vividas em cada município para que se identifiquem situações que são próximas e que podem estar contribuindo para um planejamento efetivo de um plano de saúde digital no Rio Grande do Norte. “Esperamos a finalização pelos gestores da proposta do que é o nosso plano de saúde digital, que, a partir daí, vai ser submetido a uma consulta pública, também a validação junto ao Conselho Estadual de Saúde, e ao ser aprovado, ele vai nortear todos os investimentos e ações que serão desenvolvidos a partir da lógica da saúde digital, que vai trazer essa modernização, essa transparência e esse acesso mais próximo ao cidadão”, explicou.

Chander Pinheiro, diretor de Tecnologia da Informação da Sesap/RN, destacou a importância do LAIS/UFRN na cooperação dentro da área da saúde digital. “Começamos a crescer juntos desde a covid; a gente continua trabalhando, temos muitas ações com o sistema de gestão hospitalar, o PEP, então, o tamanho desse trabalho e a importância para ele é ímpar; vamos ter muito mais acesso à informação, para a saúde digital o apoio do LAIS é essencial para a gente”, finalizou.

Sobre a oficina

A programação também incluiu a palestra de Beatriz Oliveira, responsável técnica pelo Núcleo de Saúde Digital da Sesap/RN, que apresentou os Planos de Ação de Transformação para a Saúde Digital que envolvem a Macrorregião I (1ª, 3ª, 4ª, 5ª e 7ª Regiões de Saúde). A segunda etapa do evento, programada para o dia 24 de outubro, compreende a Macrorregião II (2ª, 4ª, 6ª e 8ª Regiões de Saúde), dando continuidade ao processo de planejamento, transformação e melhoria dos serviços de saúde para a população no estado.