Bruno Cássio (Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN)
São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, ganhou o reforço da tecnologia para o enfrentamento dos casos de sífilis adquirida, sífilis em gestante e sífilis congênita. Na manhã desta terça-feira (30), o diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), Ricardo Valentim, realizou a entrega de 10 computadores e uma Smart TV de 65 polegadas para o secretário de Saúde de São Gonçalo do Amarante, Jalmir Simões.
De acordo com Ricardo Valentim, “em todos os municípios brasileiros, existe pelo menos uma tecnologia implantada que foi desenvolvida pelo LAIS, nesse caso, a sala situação irá auxiliar os profissionais de saúde da cidade a terem acesso à Plataforma Salus, desenvolvida por meio do Projeto “Sífilis Não”. O Salus é um Sistema de Atenção e Vigilância em Saúde que realiza o monitoramento inteligente dos casos de sífilis, com atenção especial para as notificações de sífilis congênita.
Para Jalmir Simões, que também é vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (COSEMS/RN), o momento marca a ampliação de uma parceria que tem rendido bons frutos: “esses equipamentos de tecnologia irão otimizar, ainda mais, em tempo real, os dados necessários para que a gente possa estar monitorando e tomando as devidas decisões com relação à sífilis”.
Além dos municípios potiguares, cidades de outros estados do Brasil também estão sendo beneficiadas com a entrega desses equipamentos, que vão contribuir com a integração de duas importantes áreas da saúde pública: a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde.