Por Dênia Cruz – Ascom LAIS

Nesta quarta-feira (29/06), o município de Messias Targino, na região do Médio Oeste do Rio Grande do Norte, recebeu pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), que fizeram a entrega do primeiro equipamento do projeto OSSEUS, protótipo que realiza exames triagem de casos de osteoporose na população de forma preventiva, evitando exames de alta complexidade. A população atendida na atenção primária de saúde do município será beneficiada diretamente.

O projeto de pesquisa em desenvolvimento é parceria com Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (NAVI/IFRN), e está sendo aplicado de forma pioneira no município do interior potiguar.

A prefeita da cidade, Shirley Targino, destaca o pioneirismo do projeto em seu município e a importância para a gestão da saúde naquela localidade. “É uma oportunidade única de trabalhar isso na atenção básica, para o diagnóstico da osteoporose de forma preventiva, e isso é muito importante para o trabalho da saúde da família”, afirmou.

Na ocasião também foi realizado o treinamento das equipes de saúde para uso imediato do equipamento em testes com a população. A equipe do LAIS nesta capacitação foram representada pelos pesquisadores Dionísio Carvalho e Gabriela Albuquerque.

Para o pesquisador Dionísio Carvalho, esse momento é fundamental para o aperfeiçoamento do equipamento. “A gente agora precisa verificar os dados que serão coletados na rotina da unidade de saúde, e a partir daí aplicar nos próximos equipamentos para que fiquem mais assertivos nos diagnósticos “, destaca ele.

Projeto OSSEUS

Projeto OSSEUS é realizado pelo NAVI/IFRN em parceria com o LAIS, e também validado por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

O OSSEUS, equipamento para realização de exames preventivos que permite diagnóstico de osteoporose, é um dispositivo portátil de fácil operação e de baixo custo, proporcionando escalabilidade e potencializando o seu uso em qualquer unidade de saúde básica em território nacional. O exame realizado pelo OSSEUS é não invasivo e pode ser aplicado em intervalos de tempo menores, pois não há nenhum efeito colateral para os pacientes, diferente de outros métodos tradicionais.