Por Valéria Credidio / Ascom LAIS
Um dos principais instrumentos para a superação dos problemas vivenciados por todos durante a pandemia da covid-19 foi a informação. E informação de qualidade, com dados analisados por pesquisadores e cientistas. Mas como aliar informação e a emoção de presenciar o sofrimento das pessoas a espera de leitos ou de notícias sobre os familiares internados? Foi esse o ponto que emocionou a todos, durante a abertura da 3ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde, no depoimento da jornalista Mara Godeiro, da TV Tropical/Record.
Convidada pela organização do evento, Mara Godeiro falou aos presentes sobre sua vivência de jornalista formada e a atuação durante o período de pandemia, nas coberturas das coletivas com as autoridades sanitárias e cientistas do RN. “A busca pela informação de confiança nunca foi tão importante”, lembrou Mara afirmando que encontrou essa segurança com os pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). “Cheguei a conversar durante mais de uma hora para entender o contexto e passar a informação. Não podia escolher notícias boas ou notícias ruins. Precisa retratar a realidade para que todos entendessem o momento que estávamos passando”.
A jornalista também relatou o dilema de presenciar o sofrimento das pessoas, que viram parentes e pessoas próximas sendo vítimas da covid-19 e até mesmo superar o próprio medo. “Foram momentos delicados que não podia deixar de ser a profissional da informação, mas precisava acalentar aquela pessoa que estava sofrendo. Em outro momento, entrei em uma UTI para mostrar aquela realidade. Tentava me preservar mas era necessário passar a informação”, relatou.
O depoimento da Mara Godeiro emocionou muitos dos presentes, sendo parabenizadas por algumas das autoridades presentes. Para o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim, a fala de uma profissional como Mara respalda ainda mais o trabalho que vem sendo realizado pelo LAIS durante todos esses anos. “Estamos completando 11 anos e sempre colocamos os nossos dados e informações à disposição da sociedade. E a imprensa é uma importante parceria em nossa trajetória”, finalizou o pesquisador.