Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
A Vigilância em Saúde é um processo contínuo de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde. Entre suas principais missões, segundo a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), está a realização de planejamento e a implementação de medidas de saúde pública, por meio da regulação e execução de ações para a promoção da saúde da população. Com o auxílio da tecnologia, essa área, no Rio Grande do Norte, recebeu reforço a partir da pandemia de covid-19, com a consolidação de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN) e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).
O Regula RN, sistema de regulação de leitos hospitalares, e a plataforma RN Mais Vacina, que gerencia os dados sobre a aplicação de imunizantes, são algumas iniciativas desenvolvidas por pesquisadores do LAIS/UFRN que foram destacadas ao longo da programação do 2º Encontro Estadual de Vigilância em Saúde, realizado nos dias 16 e 17 de novembro de 2023, na Escola de Governo, em Natal/RN. O evento, promovido pela Coordenação Estadual de Vigilância em Saúde, contou com o apoio do Laboratório. “As parcerias são importantes para a realização de eventos como esse; agradecemos apoio do LAIS e acreditamos que, juntos, podemos fazer muito mais pela Vigilância em Saúde no estado”, destacou Diana Rêgo, coordenadora estadual de Vigilância em Saúde.
A secretária estadual de Saúde, Lyane Ramalho, enfatizou o papel das ferramentas tecnológicas para a gestão dessa área: “a tecnologia é uma ferramenta que une as pessoas, nós temos grandes sistemas de informação que fazem com que a Vigilância consiga ser mais efetiva, com mais equidade, com mais integração e com justiça social; são os três eixos que estão sendo trabalhados nesse encontro”. Para o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, esse “é um espaço onde o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde pode apresentar diversas experiências de maneira exitosa e esse evento pode ser um grande articulador nacional dessas tecnologias, da forma de incorporar tecnologia, o que vai beneficiar todo o Sistema Único de Saúde”.
A representante da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde (SVSA/MS), Patrícia Bartholomay Oliveira, participou da mesa de abertura do Encontro e chamou atenção para a oportunidade de os gestores federais conhecerem melhor o trabalho desenvolvido em nível estadual: “é muito importante que a gente esteja próximo dos estados; ouvir as experiências, ouvir o que estados estão passando, é o que nos dá suporte para que a gente, realmente, consiga pensar em políticas públicas que sejam úteis e a gente consiga melhorar a saúde da nossa população”, concluiu.