Por Arthur Barbalho e Valéria Credidio – ASCOM/LAIS

Relembrar a início, mas sem deixar de pensar num futuro onde a educação aberta possa alcançar ainda mais pessoas. Foi com base nesta premissa que aconteceu nesta sexta-feira (12) o evento AVASUS: conhecimento aberto em saúde – Novos Caminhos, promovido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN). O encontro marcou o lançamento da nova logomarca da plataforma, que atualmente é a maior do país voltada para a educação mediada por tecnologia.

Participaram da mesa de abertura do evento o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim, Gabriel Listovsky, coordenador Regional do Campus Virtual de Saúde Pública da Organização Pan-Americana da Saúde (CVSP/OPAS); Francisca Valda da Silva, representante do Conselho Nacional de Saúde; e Elan Ferreira de Miranda, subsecretário de Gestão das Regiões e Redes de Atenção, da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN).

A abertura das falas foi feita pelo professor Valentim, que destacou o início das atividades que culminaram com a realização da plataforma. “Começamos em 2013, por meio do Fórum da Rede de Escolas Técnicas do SUS, após convite do Ministério da Saúde para desenvolver uma plataforma de educação mediada por tecnologia. Na época, não acreditavam que poderia dar certo, mas contamos com pessoas que acreditaram e apostaram no projeto”, destacou o ele.

O diretor executivo do LAIS falou ainda do caráter inovador do AVASUS, focado no fortalecimento da saúde pública no Brasil. “É uma plataforma de construção coletiva, que tem como propósito a valorização do SUS. Os diversos artigos científicos publicados sobre a plataforma mostram seu seu papel no enfrentamento de crises de saúde, com a indução de resiliência para toda a a rede”, completou.

O diretor do CVSP/OPAS, reconheceu a importância do trabalho do LAIS no processo de construção do AVASUS. Ele destacou a colaboração do LAIS enquanto centro colaborador da OPAS e o potencial do AVASUS dentro desta parceria. “O AVASUS tem grande impacto na formação do trabalho em saúde. Vamos seguir trabalhando pela integração da saúde e dos países das Américas. Temos muito a aprender com a experiência do AVASUS”, afirmou.

Aprendizagem virtual, efeito real
Durante sua fala na cerimônia, o subsecretário de Gestão das Regiões e Redes de Atenção da SESAP/RN falou sobre os impactos do processo de aprendizagem promovido pela plataforma. Para ele, o resultado é percebido na sociedade. “No AVASUS, a aprendizagem pode ser virtual, mas o efeito é real. A educação é um ato contínuo e permanente, que precisa ser visto com a produção de conhecimento, da ciência que auxilia na saúde pública, disse Elan Miranda, informação reforçada na fala da representante do CNS, Francisca Valda.

A fala final da mesa de abertura foi do professor Carlos Alberto Oliveira. Ele fez uma retrospectiva da história da plataforma, destacando as dificuldades e desafios do início.

Lançamento da logomarca
A nova logo da plataforma foi também lançada nesta sexta-feira. A apresentação foi feita pelos pesquisadores Maurício Oliveira Júnior e Priscila Reis, responsáveis pela concepção da identidade visual.

“A marca ela não poderia sofrer um redesign brusco, mas precisava d novos elementos. Assim, optamos por utilizar a ideia do ‘play’, ou um elemento único com dobras, que remete a marca do próprio SUS. Então este é um novo processo vivido pela plataforma. É uma logo com muita versatilidade, com diversas possibilidades de aplicação, destacou Priscila.

O evento foi finalizado com um vídeo de apresentação da nova logomarca, que relata um pouco da história da plataforma, além do lançamento oficial do novo site do LAIS.

Assista aqui o vídeo sobre a história do AVASUS: