Por Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

O InovaSC faz parte  Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Informação e Saúde Digital (PET-Saúde/I&SD) do Ministério da Saúde e oferece bolsas para alunos de graduação nas áreas de saúde, tecnologia e comunicação. 

As vagas são destinadas a estudantes dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem, odontologia, nutrição, biomedicina e gestão hospitalar. Na área de tecnologia, podem se inscrever alunos das graduações em ciência e tecnologia, engenharia da computação, engenharia biomédica, engenharia de produção, ciências da computação e engenharia de software. E para os estudantes de comunicação, as vagas são distribuídas para os cursos de jornalismo, audiovisual e publicidade e propaganda. Ainda há vagas para os graduandos em  gestão de políticas públicas.

Os selecionados terão direito a uma bolsa no valor de R$700,00 para realizar atividades nos municípios de Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante. 

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 04/07/2025, até as 17h, por meio do preenchimento do formulário (https://forms.gle/AsazPxLwQfiRdP1F8). Acesse o edital para saber mais detalhes sobre a seleção.

Os resultados de cada etapa serão publicados no Portal do Departamento de Saúde Coletiva. O candidato pode ainda acompanhar notícias através do Instagram @petinovasc

Parcerias

O “InovaSC: Inovação na Saúde Coletiva para a Transformação Digital e Gestão Inteligente no Sistema Único de Saúde” é uma iniciativa desenvolvida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) em parceria com o Laboratório de Tecnologias Imersivas em Saúde (LabTIS) e o Laboratório de Pesquisa e Estudos em Comunicação Comunitária e Saúde Coletiva (Lapeccos), ambos da UFRN, tendo sido contemplado pelo Edital Conjunto SEIDIGI/SGTES-MS, que orienta as ações do chamado PET-Saúde Digital. 

O projeto do LAIS/UFRN foi aprovado em 13º lugar no referido Edital, que recebeu mais de 200 propostas, das quais 91 foram deferidas. Para o diretor executivo do Laboratório, Ricardo Valentim, a boa posição do projeto evidencia a qualidade do trabalho executado pela equipe do Laboratório. “Isso mostra quanto a produção acadêmica dos pesquisadores do LAIS/UFRN contribuiu para essa colocação; nosso projeto foi muito bem ranqueado por conta da nossa produção acadêmica na área e da competência do nosso grupo de pesquisa”, comemorou.

A elaboração do projeto foi coordenada pelo professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN (DSC/UFRN) e pesquisador do LAIS/UFRN, José Adailton da Silva, e propõe a utilização de tecnologias emergentes, como realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial, desenvolvidas pelo LAIS, LabTIS e o Lapeccos, todos da UFRN, para implementar estratégias de formação, pesquisa e inovação, visando aperfeiçoar a Atenção Primária à Saúde (APS).

Esse cenário, além de promover a integração do ensino, com o serviço e a comunidade, qualifica a coleta, análise e uso de dados em saúde e contribui para a formação de competências dos gestores na área da saúde digital e qualificação da gestão local, gerando autonomia informacional, no que diz respeito à Estratégia de Saúde Digital do SUS e os objetivos do Programa SUS Digital.

Na opinião do professor José Adailton da Silva, a seleção do Projeto traz reconhecimento para o LAIS e a UFRN, proporcionando novas experiências profissionais aos estudantes da Universidade, “a aprovação em 13° lugar mostra a consolidação do LAIS e da UFRN neste campo de conhecimento e possibilita integrar ensino e serviço no campo da saúde digital na região metropolitana, além de permitir que um número significativo de estudantes vivencie a interprofissionalidade em saúde”, afirma. 

Mais sobre o PET-Saúde Digital

O PET-Saúde Digital é uma nova edição do PET-Saúde, programa do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação que possibilita a integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade, com foco na transformação digital do SUS. O projeto incentiva o trabalho colaborativo, a partir de grupos tutoriais formados por docentes e estudantes, além disso, segue as diretrizes do SUS Digital, um conjunto de iniciativas que propõe a modernização do SUS por meio de soluções tecnológicas digitais.