Por Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Lançado o edital de seleção para o Curso de Especialização Nacional para Formação de Auditores do SUS, o Especializa AudSUS. Esta será a segunda turma da especialização, oferecendo 220 vagas para servidores públicos que atuem nos serviços de auditoria dos componentes do Sistema Nacional de Auditoria do SUS – SNA, implantados ou em processo de implantação, e nas unidades do Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU).

A especialização é fruto de uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS). Ao todo, serão 18 meses de curso, com carga horária de de 3.900 horas. As atividades serão realizadas de forma autoinstrucional, via Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

Durante a solenidade de lançamento do edital estiveram presentes Alexandre Alves Rodrigues, diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS – DenaSUS/MS; Adelina Feijão, coordenadora-geral de Promoção do Sistema Nacional de Auditoria do DenaSUS/MS, Rosires de Barros, coordenadora do curso de especialização e presidente da comissão geral de avaliação; Juciano Lacerda, pesquisador do LAIS, e Mércia Maria de Santi, diretora da Escola de Saúde da UFRN (ES/UFRN). 

Durante a solenidade, o diretor do DenaSUS/MS ressaltou que a abertura da segunda turma se deve ao sucesso ocorrido durante o percurso formativo da primeira turma de especialização. Para essa segunda turma também haverá a ampliação do público-alvo, envolvendo, além dos profissionais ligados diretamente ao processo de auditoria, os servidores do TCU e CGU. “A inclusão dessas duas instituições deverá agregar conhecimento e expandir as experiências para outros órgãos responsáveis por auditoria em saúde”, reafirmou Alexandre Rodrigues.

A abertura da segunda turma do Curso de Especialização Nacional para Formação de Auditores do SUS, o Especializa AudSUS, dará continuidade a formação para o aprimoramento das práticas e rotinas do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA/SUS), ao contemplar a formação de mais 200 profissionais que atuam nas instâncias federal, estaduais e municipais deste sistema. 

Para Rosires de Barros a especialização é um  diferencial importante para os servidores que atuam com auditoria. “Um diferencial deste curso é a possibilidade do especializando desenvolver um projeto de intervenção, no serviço de auditoria em que atua, ao utilizar os conhecimentos advindos dos módulos educativos e contribuir assim para o aperfeiçoamento deste sistema”, finalizou. 

Para saber mais sobre a seleção, acesse o edital.