O diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), professor Ricardo Valentim, está entre as 100 personalidades mais influentes da saúde na década (2011-2020), no Brasil. O reconhecimento foi conferido pelo Grupo Mídia, responsável pela organização do prêmio desde 2013. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 7 de abril, em São Paulo, em um evento fechado somente aos eleitos, diante do contexto de pandemia vivenciado atualmente.

A indicação do professor Ricardo Valentim foi comunicada ao LAIS/UFRN na última semana. Em sua trajetória está a criação e implementação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, na UFRN, que ao longo de seus 10 anos, vem atuando diretamente para a melhoria da qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS), seja por meio da qualificação para profissionais da saúde – através de cursos de capacitação disponibilizados gratuitamente no AVASUS (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde) – ou da implementação de tecnologias inovadoras que possam melhorar o atendimento ao paciente.

Na opinião do professor Valentim, receber um prêmio como este é uma responsabilidade muito grande. É também um reconhecimento de todo o trabalho social que o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN vem realizando em toda a sua trajetória. “É muito importante estarmos entre os mais influentes da década, justamente nessa hora de pandemia. Há um ano que o LAIS/UFRN, com sua equipe de pesquisadores – hoje são mais de 450 e estão em todo o Brasil e em outros lugares do mundo – desenvolveu soluções tecnológicas e deu resposta à sociedade, promovendo e induzindo resiliência no sistema de saúde do Brasil”, argumentou.

Valentim ainda reforçou que este não é um reconhecimento apenas seu, mas de toda a equipe do LAIS/UFRN. “Tenho a honra de compartilhar com cada um dos nossos pesquisadores, dos nossos alunos, dos nossos professores e também com todas as instituições que cooperam com o LAIS/UFRN. Tudo isso tem uma simbologia muito significativa, que nos coloca numa posição de mais responsabilidade no enfrentamento das demandas sociais, por inovação e tecnologia, visando transformar e melhorar a vida da população e a qualidade dos serviços de saúde ofertado”, finalizou.

Sobre a premiação
Criado em 2013, o prêmio “Os 100 mais influentes da Saúde” terá uma edição especial neste ano, premiando os nomes mais importantes do setor da última década. Para chegar aos ganhadores, o conselho editorial baseou-se em duas fontes de pesquisa: pesquisa aberta pelo site da HCM e pesquisa de mercado.

Os eleitos serão anunciados na cerimônia de premiação que será realizada no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, no Hotel Renaissance, em São Paulo, com transmissão ao vivo para todo mercado. A solenidade histórica, que se repetirá apenas daqui há 10 anos, presta tributo a empresários, pesquisadores, executivos, autoridades públicas e profissionais que fizeram a diferença no setor.

A lista também será divulgada na revista Healthcare Management, edição especial 100 Mais Influentes na Saúde da Década, que será lançada durante o evento e posteriormente distribuída para hospitais, clínicas, operadoras, laboratórios e associações de Saúde e autoridades públicas. Além da tiragem de 12 mil exemplares, a Healthcare Management também está disponível gratuitamente em formato digital.

O presidente do Grupo Mídia, Edmilson Jr. Caparelli, explica que o 100 Mais Influentes da Saúde traz os nomes de poderosos líderes que atuam no setor e se destacam pelos esforços e comprometimentos para colocar a Saúde brasileira como importante agente no desenvolvimento do país. “Centenas de personalidades foram premiados nos últimos dez anos. Mas agora, é hora de prestar tributo aos maiores dos maiores”, ressaltou.