Por Gabriel Mascena e Letícia Meira – Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)
Proporcionar o bom uso dos recursos para os serviços de saúde oferecidos à população é uma das principais responsabilidades atribuídas a um gestor público de saúde. Dentro desse contexto, os Núcleos de Economia da Saúde (NES) se configuram como espaços de referência na disseminação local de ações voltadas à Economia da Saúde, auxiliando a gestão no processo de tomada de decisão em estados e municípios, além de disseminar a aplicação da área dentro dos âmbitos regional e local.
Com o objetivo de desenvolver conteúdos educativos voltados aos núcleos, representantes do Departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desempenho do Ministério da Saúde (DESID/MS) participaram da oficina de planejamento da trilha formativa “Economia na Saúde”, onde foram discutidas estratégias de articulação entre o Ministério, o Departamento e os pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN) para atingir as metas da cooperação, que visam fortalecer os NES nos estados, municípios e disseminar o conhecimento em economia da saúde por todo o Brasil.
A trilha será incluída aos conteúdos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), plataforma dirigida pelo LAIS/UFRN que conta com mais de 1 milhão de alunos matriculados e foi apresentada, durante a agenda, aos integrantes do DESID/MS. O propósito central foi demonstrar como o sistema exerce um papel de destaque na formação humanizada de profissionais de saúde e na conscientização da população ao conectar conhecimentos de diversas regiões do Brasil e do mundo, além de uma explicação sobre as fases de desenvolvimento da plataforma. Os módulos da trilha formativa, que ainda está em desenvolvimento, serão direcionados às coordenações pertencentes ao DESID/MS, envolvendo assuntos como sistemas de informação em saúde, economia política da saúde e a articulação das áreas dentro do serviço público de saúde.
No encontro, a equipe também foi introduzida aos setores de produção de materiais educativos e audiovisuais que compõem a SEDIS/UFRN, em uma visita imersiva que permitiu a troca de ideias e o refinamento dos conteúdos a serem abordados na trilha formativa. Ao conhecer de perto os recursos que compõem o AVASUS, Erika Aragão, diretora do Departamento de Economia da Saúde, expressou sua convicção na importância da colaboração entre o MS e a UFRN para fortalecer ainda mais os núcleos de economia da saúde nos estados. “Eu considero esse tipo de parceria muito importante. Primeiramente, a economia da saúde é um campo ainda em desenvolvimento, apesar de existir há algum tempo. A questão da relação na área da saúde é histórica e, nesse sentido, contar com uma entidade como essa que possui grande capacidade para tornar o conteúdo mais acessível e disseminar o conhecimento, é fundamental”, enfatizou.
Para a coordenadora de Ações Estruturantes em Economia da Saúde do DESID/MS, Jamyle Grigoletto, a comunicação em saúde presente nos materiais desenvolvidos pelas instituições é um ponto forte a ser explorado na área de atuação da equipe. “A estrutura aqui é fantástica, principalmente, no contexto da economia da saúde dentro do SUS, que é uma área ainda pouco explorada. Precisamos focar bastante na preparação da comunicação e na disseminação de informações, de modo que os gestores de saúde possam familiarizar-se com as ferramentas de comunicação disponíveis. Isso lhes permitirá aprimorar suas tomadas de decisão, contribuindo assim para maior eficiência nos gastos em saúde”, destacou.
Os próximos passos, a serem tomados após a oficina, tratam da definição dos conteúdos a serem abordados, o aprimoramento constante do planejamento e, por fim, a elaboração do material educativo a ser disponibilizado por meio da plataforma AVASUS. “A minha expectativa é que este curso alcance um amplo público em diferentes estados e municípios que lidam com a economia da saúde, pois a nossa principal meta é reestruturar os indicadores econômicos relacionados à saúde nesses locais. Além disso, buscamos desenvolver a política nacional de economia na área da saúde”, finalizou a coordenadora do DESID/MS.
REUNIÃO NO LAIS
Para alinhar tratativas referentes aos próximos passos dentro da parceria entre LAIS/SEDIS e o DESID, a equipe do Ministério da Saúde esteve na sede do Laboratório, em reunião com o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, para discutir as iniciativas já estabelecidas e pensar em novas ações dentro da cooperação. Na oportunidade, foram discutidos detalhes que abrangem a definição de metas e prazos viáveis para a implementação das atividades elaboradas.